Bortoleto brilha na Hungria e registra melhor resultado na Fórmula 1

Piloto ficou na 6ª colocação no GP do domingo

59
O brasileiro está em sua primeira temporada na F1 - Crédito: Divulgação

A temporada de estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 ganhou um novo capítulo de destaque neste domingo (3/8). O jovem piloto brasileiro, de apenas 20 anos, completou o Grande Prêmio da Hungria na 6ª colocação, cravou seu melhor resultado na categoria até aqui e somou mais 8 pontos no campeonato.

Pela Sauber, Bortoleto alcançou sua segunda prova consecutiva na zona de pontuação, após os 8º e 9º lugares obtidos na Áustria e na Bélgica.

Disputada no tradicional circuito de Hungaroring, nos arredores de Budapeste, a corrida é conhecida por suas curvas estreitas e poucas possibilidades de ultrapassagem. Em um cenário desafiador para qualquer piloto, especialmente para um estreante, Bortoleto mostrou solidez desde os primeiros metros.

Com a largada da 7ª posição – seu melhor grid até então -, o brasileiro ganhou uma colocação logo nas voltas iniciais ao superar Lance Stroll, e consolidou-se no 6º lugar com desempenho consistente, mesmo sendo pressionado por nomes experientes, como Max Verstappen e Fernando Alonso.

Durante a prova, o piloto enfrentou adversidades estratégicas. A opção da Sauber por um plano de apenas uma parada nos boxes comprometeu o rendimento em parte do percurso, principalmente à medida que os pneus se desgastavam.

Ainda assim, Bortoleto manteve o controle, defendeu sua posição com maturidade e cruzou a linha de chegada isolado no 6º lugar, com 2s1 de vantagem sobre Stroll e 4s7 atrás de Alonso.

O resultado na Hungria o fez ultrapassar Yuki Tsunoda e Oliver Bearman na tabela de classificação geral, ao chegar aos 14 pontos no Mundial.

No topo do grid, a disputa pelo pódio foi acirrada. Charles Leclerc segurou a liderança nas primeiras voltas, mas perdeu terreno para os carros da McLaren, que vivem grande fase na temporada.

Lando Norris e Oscar Piastri revezaram na ponta ao longo das voltas e, no fim, foi o britânico quem levou a melhor. A diferença entre os dois companheiros de equipe agora é de apenas 9 pontos no campeonato de pilotos (284 a 275). George Russell, da Mercedes, completou o pódio.

A Fórmula 1 faz agora uma breve pausa e retorna no fim do mês com o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, marcado para o dia 31 de agosto.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui