Biertanzfest reúne mais de mil pessoas e homenageia figuras marcantes em Imigrante

87
Ginásio Municipal lotou no fim de semana para prestigiar os dançarinos - Divulgação

O município de Imigrante realizou o 20º Biertanzfest e encerrou o Circuito de Apresentações do Grupo Folclórico Sonnenlicht. O evento aconteceu no sábado (16/8), no Ginásio Municipal de Esportes.

Todas as categorias do Grupo Sonnenlicht estiveram presentes e encantaram o público com danças típicas, trajes tradicionais e histórias que atravessam gerações. Além do anfitrião, mais 18 grupos de 17 cidades diferentes estiveram presentes, como Campo Bom, Agudo, Venâncio Aires, Igrejinha, Não-Me-Toque e Canguçu.

De acordo com o coordenador do Sonnenlicht, Evanilson de Moraes, o trabalho intenso resultou em uma edição positiva, com boa acomodação dos visitantes e retorno favorável em relação às apresentações e à estrutura do evento. “Foram semanas de esforços intensos para entregarmos um bom resultado, e acreditamos que conseguimos”, afirma.

O evento teve o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi uma realização da Associação Cultural de Imigrante, do Grupo Sonnenlicht e do Ministério da Cultura. A edição deste ano teve o patrocínio das empresas Havan, Hassmann S.A. e Ceratizit Group.

Espetáculo repleto de homenagens

O espetáculo de abertura do 20° Biertanzfest foi um dos momentos mais marcantes da noite e reuniu cerca de 70 dançarinos das categorias Juvenil, Semioficial e Oficial do Grupo Folclórico Sonnenlicht.

A apresentação foi coreografada para homenagear um casal que tem papel fundamental na preservação da identidade cultural do grupo: Wilney e Rejane Haberkamp, moradores de Imigrante, responsáveis há 35 anos pela confecção dos trajes usados nas apresentações.

Ao longo da performance, os dançarinos desfilaram e dançaram com todos os modelos de trajes já produzidos para o grupo desde sua fundação. As coreografias fizeram alusão direta ao processo de criação e confecção das vestimentas, destacando o cuidado com os detalhes, o respeito às tradições germânicas e a influência estética das diferentes regiões de origem dos colonizadores.

A apresentação também marcou um momento simbólico: o lançamento oficial do novo traje da categoria Juvenil, inspirado na cidade de Tecklenburg, situada na região da Vestfália, na Alemanha. O local é considerado uma das origens de parte dos primeiros imigrantes que colonizaram a região onde hoje está o município de Imigrante.

O novo traje foi confeccionado com recurso proveniente de um projeto encaminhado pela Administração Municipal através da lei Rouanet.

O evento também homenageou a ex-integrante Maria Eduarda Erte, que faleceu neste ano. A jovem de apenas 16 anos foi gravemente ferida em um acidente de trânsito e não resistiu.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui