Curso para Jovens Rurais de Teutônia avança com módulo voltado à diversidade produtiva

78
Crédito: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Mais um módulo da 3ª edição do Curso de Empreendedorismo para a Juventude Rural de Teutônia foi concluído nesta semana, entre os dias 9 e 11 de setembro. A capacitação, que se aproxima da reta final, reuniu os alunos para o quarto módulo, com uma programação prática e diversificada, voltada a ampliar a visão dos jovens sobre as potencialidades da agricultura familiar.

Durante os três dias de atividades, os participantes visitaram propriedades rurais com diferentes modelos produtivos, como pecuária leiteira e de corte, produção de hortaliças, frutas, carvão vegetal, sistemas agroflorestais e tecnologias em bovinocultura. O objetivo foi mostrar, na prática, que o meio rural oferece inúmeras possibilidades além da realidade vivenciada nas propriedades das famílias dos alunos.

De acordo com Maicon Berwanger, coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa), a proposta foi valorizar a diversidade produtiva como forma de garantir mais segurança ao agricultor e estimular o protagonismo da juventude. “O que se percebe é que, em muitos casos, os jovens ficam relegados às suas realidades, as suas rotinas e um módulo como este, cheio de práticas e de visitas a campo, permite ampliar os horizontes para além daquilo que está na ‘bolha’”, destacou.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Ana Cândida Barth, também reforçou a importância de estimular sonhos e novos projetos entre os jovens. Um exemplo foi o da aluna Bianca Costa Oliveira, de Bom Retiro do Sul, que pretende futuramente investir em gado de corte. Durante visita à propriedade de Régis Nunes, em Montenegro, ela pôde esclarecer dúvidas sobre genética, nutrição e manejo de bovinos.

Outros destaques do módulo foram a visita à moderna estrutura de ordenha robotizada da família Rutz, em Westfália, e à agrofloresta da família Krnaz, em Montenegro, que cultiva citros orgânicos em um sistema sustentável e livre de agrotóxicos. “A intenção foi justamente ir de um lado a outro diametralmente oposto, justamente para apresentar a versatilidade da agricultura familiar”, frisou Berwanger.

Os alunos também exploraram estufas de tomates e morangos, participaram de estudos sobre plantio de grãos, regulagem de pulverizadores e viabilidade econômica de novas atividades.

Crédito: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

A iniciativa tem o apoio das cooperativas Sicredi, Certel e do Colégio Teutônia. O próximo módulo acontece em outubro, com foco em segurança alimentar e produção para autoconsumo. Já o encerramento será em novembro, com a apresentação dos trabalhos finais, nos quais os alunos deverão propor um projeto produtivo, consolidando os conhecimentos adquiridos desde julho.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas junto aos escritórios da Emater/RS-Ascar.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui