Seminário Regional em Taquari vai debater a silvicultura como alternativa para a agricultura familiar

124
Crédito: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nesta quinta-feira (25/9) Taquari sediará o Seminário Regional de Silvicultura, com início às 13h, na sede da Associação dos Funcionários da Certaja, localizada na Rodovia Aleixo Rocha da Silva. O objetivo principal do evento é retomar o debate sobre a atividade florestal no Vale do Taquari, destacando seu potencial como alternativa de cultivo para a agricultura familiar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje (22/9), pelo WhatsApp: (51) 99817-0713.

A iniciativa é promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado e a Prefeitura de Taquari. A programação inclui palestras e painéis sobre temas relevantes, como o uso da floresta em pequenas propriedades, sistemas silvipastoris, restauração de matas ciliares, fomento florestal, e os principais desafios no cultivo do eucalipto.

Além das discussões técnicas, o evento contará com uma exposição de insumos, equipamentos e máquinas voltadas ao setor florestal. “A ideia é a de promover um amplo debate sobre o assunto, com o envolvimento de agricultores, técnicos e representantes de entidades”, destaca Álvaro Mallmann, extensionista da Emater/RS-Ascar.

O seminário conta com o apoio da Certaja Energia, Certaja Desenvolvimento, Ageflor, Afubra, Sicredi, Crie/Univates, Sindicato Rural de Taquari, Dexco S.A. e Sicoob.

Programação

  • 13h – Abertura oficial
  • 13h30 – O setor de base florestal no RS: situação atual e oportunidades para o futuro – Daniel Chies, engenheiro florestal da Ageflor
  • 14h15 – O uso da floresta na pequena propriedade rural – Juarez Pedroso Filho, engenheiro florestal da Afubra
  • 15h – Sistema silvipastoril: rentabilidade florestal e bem-estar animal – Gilmar Deponti, engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar
  • 15h30 – Matas ciliares: lacunas para a restauração – Elisete Maria de Freitas, bióloga da Univates
  • 16h15 – Vegetação na rede – Leandro da Cruz Vargas, engenheiro florestal e técnico em Segurança da Certaja Energia
  • 16h30 – Boas práticas para estimular o fomento florestal – Vitório Slompo, da Coordenação de Operações Florestais da Dexco S.A.
  • 16h45 – Desafios e soluções para o manejo da cultura do eucalipto – Israel Rosa da Silva, engenheiro agrônomo da Certaja Desenvolvimento
  • 17h – Lanche e encerramento
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui