Languiru celebra 70 anos e inaugura sede administrativa

Cooperativa prestou homenagens aos 70 associados com as matrículas mais antigas durante almoço festivo

86
Comemorações foram iniciadas com a inauguração da nova sede administrativa / Crédito: Letícia Echer

A Languiru promoveu na quinta-feira (13/11) a programação oficial em comemoração aos 70 anos da cooperativa. As comemorações iniciaram na manhã, com a inauguração da nova sede administrativa. O espaço foi instalado no mesmo complexo do Agrocenter, onde antes funcionava o setor de Agroinsumos.

De acordo com o presidente Paulo Roberto Birck, a entrega simboliza uma nova etapa institucional. “A sede marca a nossa reestruturação, sem esquecer de onde viemos. Nas artes, temos um painel que retrata a história dos 70 anos da cooperativa e reforça a ideia de que um novo futuro nasce quando, juntos, cuidamos do hoje”, afirmou.

Prefeito de Teutônia, Renato Altmann destacou que cooperativa representa uma marca de impacto regional e estadual. “A entrega da nova sede administrativa simboliza uma semente de esperança e de credibilidade. A Languiru voltará a brilhar”, pontuou o gestor.

Após a inauguração, a programação seguiu com homenagens na Sede dos Funcionários da Languiru. Em seu discurso, Birck destacou o papel dos 174 associados que fundaram a cooperativa sob uma figueira, há sete décadas. “Aquele grupo pioneiro dificilmente imaginaria que os produtos da Languiru alcançariam mercados internacionais”, destacou ele.

O presidente também direcionou sua fala em tom de agradecimento, reconhecendo parceiros e associados presentes no evento. “Celebrar 70 anos da cooperativa é reconhecer a trajetória construída por produtores que uniram esforços pelo bem comum, pela prosperidade das famílias e da comunidade”, afirmou Birck.

Na cerimônia, o deputado federal Heitor Schuch ressaltou a relevância histórica da cooperativa para o desenvolvimento regional. Ele lembrou que o cooperativismo se consolidou justamente em áreas onde o Estado não alcançava com estrutura própria e destacou que a Languiru surgiu em um período de baixa organização associativa.

Para o parlamentar, a atual fase de reconstrução se assemelha ao processo de uma árvore que, após a poda, volta a crescer com mais vigor. Schuch afirmou que o fortalecimento da cooperativa depende da participação ativa dos associados, especialmente nos momentos de maior dificuldade.

As comemorações seguiram com almoço festivo reunindo associados, autoridades e convidados. Ao meio-dia, ocorreu o sorteio da campanha “70 anos, 70 mil em vales-compras”. À tarde, a programação prosseguiu com atrações musicais no complexo da cooperativa.

Homenagem aos associados

Um dos momentos mais marcantes das comemorações da cooperativa foi a homenagem aos associados com matrículas mais antigas. Ao todo, 70 produtores rurais receberam a distinção. Para Paulo Birck, a presença dos associados na celebração representa um testemunho vivo da perenidade da cooperativa. “Muito obrigado por dedicarem suas vidas e seus talentos à Languiru”, declarou.

O primeiro homenageado foi Silvério Rührwiem (84), com 66 anos foram dedicados à Languiru. Detentor da matrícula 413 de um total de 20 mil, Ruhrwiem se associou por incentivo do pai, que já era sócio de outra cooperativa, mas queria vender a produção para a Languiru. “A lei da época não permitia que ele fosse associado em duas cooperativas. Então, passou a vender em meu nome”, conta.

Nesses 66 anos de cooperativa, o produtor rural destaca o apoio recebido nos mais diferentes momentos. “Tive uma participação muito grande na cooperativa. Participei da diretoria, do Conselho Fiscal e até do Conselho de Administração. Eu sei por tudo que a Languiru passou e sempre estivemos juntos”, enalteceu Rührwiem.


Associados mais antigos receberam distinção e brindes durante a celebração / Crédito: Letícia Echer

Medalha da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa também prestou homenagem aos 70 anos da Languiru. Representante do poder legislativo gaúcho e proponente da distinção, o deputado Elton Weber entregou ao presidente da cooperativa a Medalha da 56ª Legislatura.

De acordo com o parlamentar, o reconhecimento destaca a trajetória da Languiru e sua relevância histórica para as cadeias produtivas de leite, aves e suínos no estado. Weber ressaltou que o Rio Grande do Sul não pode ser compreendido sem o cooperativismo, citando o Vale do Taquari como uma das regiões na qual o modelo é decisivo para o desenvolvimento econômico e social. “Se há pilares de sustentação no estado, o principal é o agro apoiado pelo cooperativismo”, afirmou ele.

Ao comentar o momento atual da Languiru, o parlamentar destacou a importância da continuidade institucional e da confiança dos associados para seguir retomando o crescimento. Ele reforçou que a homenagem busca não apenas reconhecer a história, mas incentivar a cooperativa a seguir desempenhando seu papel no desenvolvimento regional.


Deputado Elton Weber entregou ao presidente Paulo Birck a Medalha da 56ª Legislatura / Crédito: Letícia Echer

Cerveja comemorativa

A comemoração dos 70 anos também marcou o lançamento de uma cerveja especial produzida exclusivamente para a data. A bebida vem em uma lata temática que traz a marca Languiru e o selo comemorativo das sete décadas de história. “A lata ficou muito bonita e registra este momento na história da Languiru, algo diferente para celebrar os 70 anos”, destacou o presidente liquidante.

A edição é limitada e será vendida exclusivamente nos eventos da Associação dos Funcionários da cooperativa. Foram produzidas 5 mil latas em parceria com cervejaria de Santa Catarina. Segundo Birck, a proposta é oferecer um item simbólico da celebração.


A edição é limitada e será vendida exclusivamente nos eventos da Associação dos Funcionários da cooperativa / Crédito: Letícia Echer
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui