
O penúltimo dia da 1ª Lichtefest reuniu cerca de 5 mil pessoas em Westfália e marcou o calendário de eventos do município com uma programação voltada à valorização do espírito natalino e da participação comunitária. O público na Vila Temática Dossland superou a expectativa da organização e ultrapassou o número de habitantes da cidade, que tem aproximadamente 3,2 mil moradores.
A programação iniciou com a apresentação da Orquestra Municipal de Westfália, seguida pela encenação do nascimento de Jesus Cristo. O espetáculo teve a participação de mais de 40 atores e atrizes da própria comunidade, em um trabalho realizado de forma voluntária.
Entre os participantes da encenação esteve Cleomar Trapp, que integra o elenco das apresentações natalinas do município há mais de 10 anos. Nesta edição, ele interpretou o rei Herodes. Para ele, o sucesso do Lichtefest está diretamente ligado ao engajamento da comunidade, à participação do público e à inclusão de pessoas com deficiência, além do trabalho conjunto entre voluntários e a administração municipal.
Show nacional
Na sequência, um show de fogos iluminou o céu de Westfália em um prenúncio da atração principal da noite. O show nacional da Família Lima foi o primeiro desse porte a ser realizado no município e presenteou o público com músicas marcantes de diferentes estilos, executadas com precisão técnica em uma mistura de instrumentos modernos e violinos clássicos. Por fim, a Banda Apple encerrou o evento com clássicos do rock.

Apresentação da Família Lima foi o primeiro show nacional da história de Westfália / Crédito: Thiago Maurique
O prefeito César Juliano Bloemker destacou o sucesso do evento e ressaltou que a estimativa inicial era receber cerca de 4 mil pessoas, número superado ao longo da noite. Segundo ele, o resultado foi possível graças ao envolvimento de servidores, secretários, voluntários e da comunidade em geral, além das condições climáticas favoráveis. “Agradecemos pela grande participação da nossa comunidade e também pela presença de pessoas dos municípios vizinhos”, afirmou.
O prefeito ressalta que, diante do sucesso da primeira edição, a Lichtefest passará a fazer parte do calendário anual do município, que comemora três décadas de história em 2026. “No ano que vem, além do Natal, teremos as comemorações dos 30 anos de emancipação do município, outra grande festa que reunirá pessoas de toda a região”, conclui.
Convite para os 30 anos
Presentes no evento, as soberanas da Westfália destacaram a importância da programação para a divulgação do município. A rainha Lívia Giovana Horn afirmou que a Lichtefest foi pensada para envolver a comunidade local e regional, oferecendo cultura e lazer, sem perder o verdadeiro sentido do Natal. “É muito especial receber os visitantes que vêm conhecer o nosso município e perceber o trabalho de todas as pessoas empenhadas na organização para oferecer cultura e lazer de qualidade para a população”, afirmou ela.
A 1ª princesa, Luize Sofia Ahlert, ressaltou o papel do evento na divulgação da cultura local e dos atrativos do município. “Queremos que as pessoas conheçam a nossa cidade e nossos pontos turísticos”, destacou. Já a 2ª princesa, Alana Raquel Horst, aproveitou para reforçar o convite para as comemorações dos 30 anos de emancipação de Westfália, que ocorrem de 19 a 22 de março de 2026.

Encenação do nascimento de Cristo teve participação de 40 voluntários da comunidade / Crédito: Thiago Maurique

