
O ano de 2025 foi recheado de muito esporte pela região. Desde janeiro, diferentes modalidades agitaram e conduziram os gramados, quadras e tantos espaços por alegrias que movem o Vale do Taquari. Com a véspera do réveillon que se aproxima, há de se recordar do que passou e torcer por um 2026 ainda melhor e mais movimentado.
Futebol amador
Dentro das quatro linhas, o futebol amador foi o carro-chefe pela região, com voltas de clubes históricos – casos de Gaúcho e Ouro Verde (Teutônia) e tantas competições.
Praças esportivas de diversos municípios apuraram seus campeões e balançaram as redes por muitas vezes. Após o hiato de 16 anos, Imigrante teve o Riograndense como campeão da Série Ouro e o Ecas na Prata. Bom Retiro do Sul viu o Grêmio da Beira do Rio garantir o título. Em Paverama, quem venceu foi o Amigos do Morro Bonito.
No municipal de Taquari, o Furacão venceu no segundo quadro, enquanto o São José levou a taça dos Titulares. Lajeado deu o título para o Projeto Guarani (Titulares) e São José (Aspirantes). Já em Encantado, deu Navegantes.
A Taça Ademar Crone, de Arroio do Meio, teve Cruzeiro (Veteranos), Rui Barbosa (Aspirantes) e União (Titulares) como vencedores. Atlético Caçadorense (segundinho) e Esperança (primeiro quadro) triunfaram em Nova Bréscia.
O União / Dossul foi bicampeão da Série Ouro de Estrela, que ainda coroou o Aimoré na Prata. Progresso condecorou o São João Picada Serra. O Minuano fez a festa em Canudos do Vale, enquanto Roca Sales premiou as campanhas de Botafogo (Titulares) e Copalto (Aspirantes).
São Luiz (primeiro quadro) e Aert (segundo) venceram na Copa Serrana; o Esportivo triunfou em Boqueirão do Leão e o Maiorka foi campeão municipal de Garibaldi.
No Intermunicipal Sicredi Certel, o Canabarrense fez a “dobradinha” e garantiu os títulos de Aspirantes e Titulares. O destaque também ficou com a implementação da categoria Sub-23, que deu um novo gás para a competição.
Ainda, no Regional Certel Sicredi da Aslivata, Taquariense (Titulares – A), Brasil (Aspirantes – A), São Luiz (Veteranos), Rudibar (Máster), 11 Amigos (Titulares – B) e Delfinense (Aspirantes – B) colocaram seus nomes na história com as conquistas.
Também, a Copa Beti Esportes definiu o Águia Azul como campeão inédito.
Futsal
Nas quadras, também foram colocadas medalhas no peito. A seleção de Harmonia venceu a Copa Transcitrus Sicredi e a de Westfália garantiu a taça da Copa Rota da Serra Sicoob.
Taquari, Poço das Antas, Westfália, Imigrante, Paverama, Encantado, Brochier, Maratá, Boa Vista do Sul, Harmonia Fazenda Vilanova e tantas outras cidades também realizaram campeonatos e apuraram vencedores.
Ainda, tivemos a Copa Beti Esportes, o Abertão de Verão Lojas Becker, a Alaf em quadras, Brochier Futsal na Série Bronze do Gauchão, os alunos da Eeem Gomes Freire de Andrade nos Jogos da Juventude, o Regional Amat e outras copas que movimentaram as noites.
Do Vale para o mundo
Alguns nomes da região ganharam destaque em categorias profissionais. No futebol, Xandy (ex-Tiradentes) foi para o Esportivo, de Bento Gonçalves. Zamith (ex-Esperança) e Brayan (ex-Canabarrense) entraram em campo na Divisão de Acesso pelo Lajeadense. Zamith fechou com o Itabirito e disputará o Campeonato Mineiro em 2026, competição que também terá Dudu, que atuou no Brasil de Marques de Souza e é novo atleta do Pouso Alegre.
Igor Pavan (ex-Lajeadense) assinou com o Monsoon e jogará o Gauchão. Léo Gaúcho, de Lajeado, foi para a Série B do Brasileirão, no Operário. Venâncio-airense, Léo Scienza saiu da Alemanha e desembarcou na Inglaterra para vestir as cores do Southampton.
Eduardo Brock marcou o gol do título catarinense pelo Avaí e atuará no Novorizontino (SP). Ainda, o jovem Nohan saiu da Teutônia Futsal e foi contratado pelo Bahia, coordenado pelo Grupo City.
Fora de campo, Adir Kist (ex-Canabarrense) passou por clubes junto de Paulo Turra e esteve no Vila Nova, em disputa da Série B. Esta terá Tiago Paloski (Roca Sales), o ex-analista da comissão de Alex “Cabeção” na Turquia e Avaí, no CRB em 2026. Também de Roca, Padu assinou contrato com time de Kosovo.
No voleibol, Vallentina Biondo, Gabriela Müller e Lívia Giovanini Doninelli deixaram a Juventus e assumiram compromissos com grandes clubes do Brasil e exterior.
Outros esportes
Além disso, as artes marciais cresceram muito. Atletas do dojo teutoniense Akirs foram destaque no Estadual de Karate-Do, com medalhas de bronze e prata. O 7º TeutoFight foi considerado o maior da história, com cerca de 30 lutas e mais de 2.200 presentes no Ginásio da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). Ainda, o CT Mão de Pedra garantiu oito lutas vencidas na noite agitada daquele sábado.
No paradesporto, a Apae Teutônia conquistou medalhas na bocha, futsal e em tantas outras modalidades que fez questão de representar junto ao município e ao estado. Também há destaque para as duas edições do Festival Paralímpico.
Nas pistas, o encantadense Guto Rotta garantiu vitória e pódios na stocklight. A Trilha do Carvão (Brochier) reuniu mais de 4 mil participantes e parou o município. A Associação Teutônia Ciclismo (ATC) teve ótimo desempenho durante o ano. A consistência foi a chave para os bons resultados e diversas medalhas.
No atletismo, teutonienses embarcaram para Alemanha e Estados Unidos e enfrentaram corridas duras e apertadas. São casos de Edson Helfestein (EUA) e Deivid da Silva Nunes (Berlim). O Colégio Teutônia garantiu até campeão sul-americano e diversas participações no exterior. Sem esquecer dela, Jaque Weber, que foi soberana em mais uma temporada.
Também houve os movimentos de corridas de rua (Movimenta Teutônia e Vamo Pro Corre), que surgiram e trouxeram mobilidade para as comunidades.
2026
O ano foi agitado e muito empolgante, e é isso que se espera para 2026. Há promessas de um dos maiores regionais da Aslivata, em virtude dos 70 anos da Cooperativa Certel.
A presença de Lajeadense e Guarani de Venâncio Aires na Divisão de Acesso. Os diversos nomes da região em clubes de renome e, lógico, os municipais que devem animar os vales também contam para um ano recheado.
Muita coisa pode acontecer e você continuará tendo tudo em primeira mão, junto do Grupo Popular de Comunicação, que sempre esteve ao lado das comunidades e do esporte da nossa região.

