O esporte brasileiro viveu um momento histórico neste sábado (14/2), nos Alpes italianos. Em Bormio, o esquiador Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno – e logo de ouro – ao vencer a prova do slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina.
A disputa do slalom gigante é realizada em duas descidas por um percurso marcado por mastros fincados na neve, com cerca de 25 metros de distância entre si. O vencedor é definido pela menor soma de tempo. Lucas concluiu a prova com o tempo total de 2min25seg e garantiu o lugar mais alto do pódio.
Nascido em Oslo, na Noruega, e filho de mãe brasileira, o atleta assumiu a liderança já na primeira descida, quando completou o trajeto em 1min13seg92. Na segunda passagem, registrou 1min11seg08, o 11º melhor tempo da bateria.
A medalha de prata ficou com o suíço Marco Odermatt, que terminou 58 centésimos atrás do brasileiro. O bronze também foi para a Suíça, com Loïc Meillard.
Com o resultado, Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história como o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica de inverno, o que se trata de um marco inédito para o país na modalidade.


