Em reunião na tarde desta segunda-feira (28-05), a partir das 13h30min, na sede da Amvat em Estrela, os prefeitos da região debateram sobre quais caminhos encontrar diante da situação de emergência que se criou com o desabastecimento de combustíveis e manifestos. A primeira medida é união para tentar manter o máximo dos serviços básicos pelo máximo de tempo possível.
A reunião teve a participação do coordenador regional da Defesa Civil, Tenente Coronel André Ricardo Silvério, que destacou os pontos em que a Defesa Civil pode auxiliar os municípios.
Ao final do encontro, a entidade emitiu uma nota de manifestação pública, pedindo providências imediatas em três questões prioritárias. Segue a nota na íntegra:
MANIFESTAÇÃO PÚBLICA
Os prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), reunidos em assembleia geral extraordinária em 28 de maio de 2018, em Estrela/RS, tendo em vista a situação de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros, decidem o seguinte:
Pela manutenção dos serviços nas prefeituras, enquanto houver disponibilidade, com avaliações diárias para analisar a continuidade dos mesmos. Os casos de paralisação ou suspensão de serviços decorrem do desabastecimento de combustível.
De forma urgente e imediata:
1. Solicitar, aos órgãos competentes, que ocorra o abastecimento dos veículos dos profissionais de saúde que prestam serviços e atuam nas Emergências 24 horas dos hospitais da região e unidades de saúde, a fim de que não haja prejuízos à população que necessitar de atendimento;
2. Que seja garantido o abastecimento de alimentos para a população, assim como o gás de cozinha;
3. Que seja garantido o transporte de ração e insumos para os animais, tendo em vista a iminência de que ocorram grandes perdas no setor, fundamental para a economia de grande parte dos municípios do Vale do Taquari.
Marcelo Caumo
Presidente da AMVAT