Verão é época de redobrar cuidados contra o mosquito Aedes aegypti em Garibaldi

530

O clima quente e chuvoso do verão brasileiro é o ambiente ideal para o depósito de ovos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é importante redobrar os cuidados para evitar a proliferação do inseto, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

O setor de Controle da Dengue da Secretaria da Saúde de Garibaldi orienta à população que confira semanalmente possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades.

Os agentes de combate à dengue realizam um trabalho permanente de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. A ação também é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

Na semana passada foi localizado um foco com larvas e pupas do Aedes aegypti no Bairro Alfândega. Após a confirmação do foco, os agentes visitam os imóveis nos arredores num raio de 300m, para eliminar possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.

“Nossa vigilância continua alerta e contamos com a colaboração de todos os garibaldenses para combater o mosquito”, diz a secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

Mais algumas dicas para evitar o depósito de água:

– dar o destino correto a pneus;

– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;

– tratar corretamente a água de piscinas;

– checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;

– usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.

- publicidade -