Ladrões invadiram e roubaram materiais de dois cemitérios durante a noite de sexta-feira (03/01) e a madrugada de sábado (04/01). Conforme relatos de moradores, os bandidos levaram crucifixos, letreiros e até fotografias do cemitério católico de Linha Wink Baixa (Estrela) e do cemitério evangélico de Linha São Jacó (Teutônia).
Alguns moradores chegaram a avistar pessoas estranhas circulando no cemitério de Linha Wink Alta na tarde de sexta-feira. A atitude parecia uma espécie de “inspeção prévia” ao local para avaliar a ação noturna. Os materiais roubados devem ser vendidos para algum comprador interessado principalmente nos metais.
Muito mais do que as despesas monetárias (R$) com os furtos, as famílias sentem o valor sentimental com as perdas de informações importantes de seus entes queridos ou antepassados, como fotografias ou datas de nascimento e falecimento.
Esta não é a primeira situação envolvendo furtos em cemitérios. Há uma prática corriqueira que já atingiu outras comunidades, como de Linha Wink Baixa e até mesmo do Bairro Alesgut (área urbana de Teutônia).