Pelo segundo ano consecutivo, o Natal terá um significado a mais para crianças de Teutônia. O Rotarac Club realiza, novamente, o projeto “Minha Cartinha de Natal”, que visa presentear as crianças, em especial aquelas em vulnerabilidade social. Para isso, a comunidade teutoniense pode adotar cartinhas das crianças e presenteá-la como achar melhor. A entrega para as crianças será feita no dia 04 de dezembro.
Trata-se de uma parceria entre o clube, o Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola (CEMEF), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia e Wessel Contabilidade. Conforme a presidente do clube, Larissa Schulte, neste ano, em função da pandemia, houve algumas adaptações. “O Cemef não está com aulas presenciais, mas as crianças escreveram as cartinhas em casa. Recebemos em torno de 160 cartas que foram digitalizadas e já estão sendo distribuídas para os padrinhos pelas redes sociais”, explica.
O projeto tem por objetivo fazer as pessoas valorizarem o que têm, pois as solicitações surpreendem. “Tem cartinhas com pedidos muito tocantes, como roupas, alimentos, brinquedos bastante simples. Muitas são de presentes para a família, irmãos e não para a criança em si”, diz a presidente.
Qualquer pessoa pode adotar uma cartinha de Natal escrita por uma das crianças. Basta contatar algum dos integrantes do Rotaract ou buscar o clube no Facebook ou Instagram e fazer o pedido. Os presentes poderão ser entregues entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, e a entrega às crianças será dia 04 de dezembro, no Centro Cívico da Prefeitura.
No ano passado, os presentes foram entregues para as crianças no próprio Cemef. Um rotaractino vestiu-se de Papai Noel e outra, de mamãe Noel, para enriquecer ainda mais a experiência. “Muitas crianças ficaram emocionadas e choraram de alegria. Foi um momento muito legal e valeu a pena tona a organização esforço na organização que havia por trás”, recorda Larissa. Na edição anterior, foram escritas mais de 300 cartas que pediam desde chocolates a material escolar. “A cada presente que entregávamos, recebíamos de volta um sorriso, um abraço, um beijo, uma cartinha, um obrigado. Nada pode ser mais simples e puro do que isso”, relembra a presidente.
Bandeja Solidária
De forma paralela, o Clube está realizando o projeto Bandeja Solidária. Também executado no ano passado, o projeto visa a arrecadação de fundos para futuros projetos do Rotaract. “As bandejas vêm com pedaço de torta, salgado, doces, no valor de R$ 15 reais, e temos também a opção vegetariana”, conta Larissa.