Equipe de Atletismo do Colégio Teutônia conquista três medalhas de ouro pela Seleção Gaúcha

Competição nacional foi disputada no Rio de Janeiro e reuniu competidores de 12 a 14 anos de idade

1084
Clara Rückert, Oberdan Brune e Matheus Bloemker Carvalho são campeões brasileiros / Crédito da foto: Divulgação

Clara Rückert, Oberdan Brune e Matheus Bloemker Carvalho foram recebidos em caminhão do Corpo de Bombeiros no retorno a Teutônia e Westfália depois de conquistarem medalhas de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros. Integrantes da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi, projeto que também conta com o apoio das Prefeituras de Teutônia e Westfália, eles foram convocados pela Seleção Gaúcha de Atletismo e participaram do campeonato no Rio de Janeiro, disputado de 30 de outubro a 01 de novembro.

A competição nacional reuniu jovens atletas entre 12 e 14 anos de idade, destaques nos campeonatos regionais e estaduais. Estudantes do Colégio Teutônia, Clara foi ouro no pentatlo e Oberdan no hexatlo. Matheus, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt, de Westfália, ficou com a medalha de ouro nos 800m. O trio trouxe três das quatro medalhas de ouro conquistadas pela Seleção Gaúcha na competição, que ainda levou cinco pratas e dois bronzes.

Domínio

Clara Rückert abriu vantagem e dominou a prova do pentatlo. Venceu no arremesso de peso, no salto em altura e nos 600m; foi 2ª colocada nos 80m com barreiras e no salto em distância, obtendo o melhor desempenho no combinado de provas. “Atleta de muita garra e determinação, era favorita e mostrou o porquê disso na pista. Também tem por característica a facilidade de aprendizagem das provas e vai muito bem em outras modalidades, como lançamento de martelo e dardo”, destaca o professor e treinador, Iurquen Roese.

“Quando fui selecionada para ir ao Rio de Janeiro competir representando nosso Estado fiquei honrada e sabia que precisava fazer o meu melhor.  A cada semana treinei mais focada em busca de uma medalha, sabia que não seria fácil, mas meus familiares sempre me apoiaram, ajudando muito no rendimento. Agradeço imensamente aos professores Laudenor Brune e Iurquen Roese, que ensinam tudo o que sabem aos seus atletas para um bom desemprenho. Estes campeonatos não são apenas para competir e ver quem é melhor, vão além disso e ensinam muitas coisas, como conviver em equipe e ajudar ao próximo. Fiquei muito feliz com meu desemprenho, mas acredito também que ainda posso fazer melhor, então vou continuar tentando melhorar cada vez mais”, avalia Clara.

Garra

Matheus Bloemker Carvalho foi inalcançável nos 800m. “Atleta com ótima velocidade para provas de meio fundo, apresenta muita garra e vontade de ganhar sempre. Em todas as competições das quais participa é destaque pela qualidade na disputa das provas de pista”, qualifica Roese.

“Estou muito feliz por estar participando, consegui trazer a medalha de campeão brasileiro nos 800m para casa. Esperei muito tempo por uma chance dessas e quero agradecer aos meus professores, Laudenor Brune e Iurquen Roese, pelo auxílio na minha caminhada até aqui. Aprendi que é necessário ser muito competitivo, não largar das coisas que está fazendo, ter muita paciência e dedicação”, resume Matheus.

No fim

Oberdan Brune entrou na última das seis provas do hexatlo em 3º lugar. Garantiu a medalha de ouro na disputa dos 800m, vencendo com ampla vantagem os outros dois atletas que até então lideravam a modalidade combinada. “Muita garra e vontade são suas principais características. Buscou a medalha o tempo todo e ganhou a prova na raça”, exemplifica Roese.

“Estou muito satisfeito e feliz com o resultado. O hexatlo não é nada fácil, exige da parte física e psicológica, pois sempre há o pensamento de que você precisa ganhar a prova para pontuar e sair na vantagem, o que acaba deixando o atleta mais nervoso. Eu não estava muito confiante de que ganharia uma medalha, em função de alguns contratempos que impediram que eu treinasse para a prova do salto em altura e lançamento de dardo, mas ainda consegui me sair bem e garantir o ouro. Junto da medalha, carrego comigo muitos aprendizados adquiridos na viagem, além de ter feito novas amizades”, comenta Oberdan.

Colhendo os frutos

“As medalhas são fruto de muito treino e aprendizagem. Desde jovens os três passaram pela escolinha de atletismo, onde se busca a aprendizagem global das provas, uma vez que o atletismo é o esporte-mãe, base para todos os outros. A característica de formar atletas completos é levada a sério no Colégio Teutônia, temos levado atletas aos campeonatos brasileiros desde 2010, sempre com ótimos resultados”, enumera o professor e treinador, Laudenor Brune.

Em 2021, representantes da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi conquistaram quatro medalhas em competições de nível nacional. Além dos três ouros, Felipe Müller foi, recentemente, vice-campeão brasileiro no lançamento do martelo na categoria Sub-18.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, enaltece a conquista de atletas e equipe. “Ao pensarmos nas celebrações dos 70 anos do educandário, pós-lançamento da nova identidade visual e do selo comemorativo aos festejos do próximo ano, somos brindados mais uma vez. Aliás, o atletismo no ano de 2021 tem motivos para comemorar: são muitas as conquistas, desde títulos no Brasileiro às competições estaduais, é o esporte dando show, celebrando a vida e fazendo a diferença”, frisa.

Ele também fala das dificuldades desse processo de evolução. “Não se trata de ‘mais do mesmo’, falamos de superar marcas individuais, de resultado em equipe, de treinos no frio do inverno e no calor do verão. É superação mesmo, competindo em dias de chuva e de sol. Fica o reconhecimento aos atletas que tão bem representaram nosso Estado; aos professores por potencializarem esse trabalho; e aos patrocinadores do Projeto de Atletismo de Teutônia, que acreditam no trabalho, cooperativas Languiru e Sicredi, juntamente com o apoio das prefeituras de Teutônia e Westfália. Retomo o que tenho dito sempre: olhemos mais para a modalidade do atletismo, uma grande ferramenta de transformação social. Os resultados estão aí para serem apreciados, aprendizagens que são para a vida toda”, conclui Rückert.

A palavra dos patrocinadores

“Contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade está na missão do Sicredi, e é por meio de parcerias com entidades associadas, como o Colégio Teutônia, que fortalecemos a cooperação em busca de um mundo melhor. Cada jovem que veste a camiseta do projeto de atletismo da instituição, veste também uma causa maior, de hábitos saudáveis e de colaboração com os colegas, incentivando e desenvolvendo suas qualidades no esporte e na vida. Nos orgulhamos em apoiar o Projeto de Atletismo do Colégio Teutônia, que deixa um legado para toda a região. Parabéns aos jovens medalhistas de ouro, compartilhamos esta conquista com vocês.” – Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco.

“A Languiru incentiva e patrocina diferentes modalidades esportivas, que envolvem crianças, jovens e adultos, colocando em prática um dos princípios do cooperativismo: o envolvimento com as comunidades. Eventos esportivos, equipes e atletas recebem o apoio da Cooperativa, que ampara o esporte, incentivando o bem-estar da sociedade. O atletismo também carrega a força e credibilidade da nossa marca, e a Languiru dá a sua contribuição para desenvolver a modalidade e descobrir novos atletas na região, é uma forma de reafirmarmos nosso envolvimento com a comunidade do Vale do Taquari. O esporte integra um grande número de pessoas e faz parte da história da Cooperativa Languiru.” – Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru.

A palavra dos apoiadores

“Gostaria de parabenizar os atletas da Equipe de Atletismo de Teutônia pela conquista, por representarem tão bem nosso município. Destaco a importância de investir desde cedo em nossas crianças e jovens, pois sabemos o quanto eles valorizam a oportunidade e o quanto se dedicam e batalham por seus sonhos. É a primeira vez que o município de Teutônia investe financeiramente na modalidade, de forma contínua, pois acreditamos que projetos como este contribuem com o desenvolvimento social e esportivo, como também na formação dos cidadãos. Assim como o atletismo, acreditamos que é através da diversificação das modalidades esportivas que estaremos proporcionando oportunidades para que mais crianças possam desenvolver suas habilidades, estimular a socialização e, principalmente, o gosto pela atividade física. Sempre seremos parceiros, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.” – Celso Aloísio Forneck, prefeito de Teutônia.

“Foi com grande alegria e orgulho que recebemos a notícia do excelente desempenho e da medalha de ouro do estudante da EMEF Vila Schmidt, Matheus Bloemker Carvalho. Isso prova que investir nas crianças e jovens é investir em um futuro promissor, abrindo caminhos para grandes conquistas e realizações. Estamos felizes e radiantes com o resultado, alcançado por meio de uma importante e fundamental parceria com o Colégio Teutônia, firmada há anos, para oportunizar a prática do atletismo aos nossos estudantes. Desejamos fortalecer esta parceria e garantir que mais jovens possam se destacar. Parabéns ao Matheus e aos demais atletas, Clara e Oberdan, estudantes do Colégio Teutônia, por este grande resultado, por escreverem o nome de Westfália e de Teutônia na história dos Jogos Escolares Brasileiros e do atletismo. Contem sempre com o nosso apoio.” – Joacir Antônio Docena, prefeito de Westfália.

- publicidade -