Convocações de secretários geram mais debate na Câmara de Vereadores de Teutônia

Vereadores de situação negaram pedidos para convocar secretários de Obras e de Saúde

1120
A sessão desta terça-feira foi realizada no Agrocenter Languiru – Máquinas / Crédito da foto: Paloma Griesang

Mais uma vez a tentativa de vereadores da oposição de convocar secretários para prestar esclarecimentos gerou debate na Câmara de Vereadores de Teutônia. Na sessão de terça-feira (9/11), Hélio Brandão (PTB) encaminhou dois requerimentos para convocar os secretários de Saúde, Juliano Körner, e de Obras, Viação e Transportes, Werner Wiebusch, para a sessão do dia 23 de novembro. O documento era assinado também pelo vereador Claudiomir de Souza (PSL).

Os requerimentos foram, mais uma vez, reprovados. O primeiro motivo alegado pelos vereadores de situação para rejeitar a convocação do secretário Juliano Körner era o pedido de explicações sobre situações da administração passada, principalmente envolvendo a Operação Schmutzige Hände. Inclusive o vereador Evandro Biondo (MDB), de oposição, questionou este ponto, dizendo que era a favor da convocação, mas para esclarecer assuntos ligados à pasta.

A partir disso, Brandão e Souza assinaram documento e pediram a retirada deste ponto. Mesmo assim, os vereadores de situação votaram contrários ao requerimento. No lugar, propuseram a realização de uma live, das 17h às 18h, com espaço para perguntas dos vereadores da 18h às 18h30. Eles alegam que assim haverá mais tempo para os esclarecimentos e questionamentos.

Brandão continuar a defender que o momento para explicações era a sessão. O presidente da Câmara, Diego Tenn Pass (PDT), fez com que o secretário Juliano Körner se comprometesse, em frente a todos os presentes, a participar da live no dia 23. Körner afirmou que participará.

Após uma longa e acalorada discussão, os requerimentos foram à votação. Votaram contra Jorge Hagemann (PDT), Neide Schwarz (PDT), Vitor Krabbe (PDT), Valdir Griebeler (PSDB), Cláudia Frigo (Cidadania). Votaram a favor: Hélio Brandão (PTB), Claudiomir de Souza (PSL), Cleudori Paniz (PSD), Nerci Engelmann (MDB) e Evandro Biondo (MDB). Com o empate, o presidente Diego Tenn Pass votou contrário e declarou rejeitados os requerimentos.

Explicações pedidas

No requerimento ao secretário de Saúde, os vereadores solicitavam explicações sobre a falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde, além de outros problemas. Também fazia referências à Operação Schmutzige Hände e sobre suposto nepotismo. As questões referentes à administração passada foram retiradas da solicitação antes da votação.

Quanto ao pedido ao secretário de Obras, Viação e Transportes, a intenção era explicar o suposto desaparecimento de pneus e óleo do Parque de Máquinas. Em entrevista à Rádio Popular no sábado (6/11), Werner Wiebusch admitiu que os pedidos dos vereadores por explicações tinha fundamento, sendo que as situações foram averiguadas e os devidos encaminhamentos dados.

- publicidade -