No mês de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União os editais e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As informações são válidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022.
Os programas são as principais portas de entrada ao ensino superior para jovens e adultos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles podem pleitear uma vaga em universidade pública ou em instituição privada, ou aderir ao programa de financiamento universitário do governo.
O resultado do Enem 2021 será divulgado em 11 de fevereiro e poderá ser utilizado para os processos seletivos. Para participar do Sisu, Fies ou Prouni, o interessado precisa cumprir uma série de requisitos listados nos editais.
Prouni
Oferece duas categorias de bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes que prestaram o Enem. Há bolsas integrais, que cobrem o valor total das mensalidades, e parciais, que cobrem 50% do valor.
As inscrições para o primeiro semestre começam em 22 de fevereiro e se encerram às 23h59 do dia 25. Pode concorrer à bolsa do Prouni quem: fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular, ou tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; é estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas; não tem diploma de graduação; fez o Enem 2021; tirou no mínimo 450 pontos na média das notas do exame; não zerou na redação; tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário-mínimo, para bolsa integral; tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários-mínimos para bolsas parciais (50%); ser professor da rede pública trabalhando na educação básica, independente da renda.
As inscrições vão de 22 a 25 de fevereiro, pelo site prouniportal.mec.gov.br/. A 1ª chamada é em 2 de março. A comprovação das informações vai de 3 a 14 de março. A 2ª chamada acontece em 21 de março. A comprovação das informações vai de 21 a 29 de março. A inscrição na lista de espera vai de 4 a 5 de abril. E a divulgação da lista de espera para as instituições de ensino é liberada em 7 de abril. A comprovação das informações acontece de 8 a 13 de abril.
Sisu
Usa a nota do Enem para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas. Os candidatos devem usar as notas da edição de 2021 do exame. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como ‘treineiro’. Os interessados poderão se inscrever a partir de 15 de fevereiro. As inscrições vão de 15 a 18 de fevereiro, no site sisu.mec.gov.br/. O resultado da chamada regular acontece em 22 de fevereiro. As matrículas serão feitas de 23 a 28 de fevereiro. A inscrição na lista de espera será de 22 a 28 de fevereiro.
A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.
Fies
Oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas com juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. As inscrições abrem em 8 de março e se encerram às 23h59 de 11 de março.
Para concorrer ao financiamento, o interessado pode utilizar notas do Enem de qualquer edição desde 2010, contanto que tenha obtido média mínima de 450 pontos no caderno de questões e nota superior a zero na redação, e não tenha feito o exame como ‘treineiro’. O candidato também deve ter renda mensal familiar de até cinco salários-mínimos. As inscrições vão de 8 a 11 de março, no site portalfies.mec.gov.br/. Os resultados (pré-selecionados) serão divulgados em 15 de março. A inscrição complementar é de 16 a 18 de março. E a convocação da lista de espera de 16 de março a 28 de abril.