Operação de combate a violência contra mulher realiza três prisões em Lajeado

637

Foi deflagrada nesta quinta-feira (24/08) a Operação Saia Justa de combate à violência contra mulheres. A ação resultou em 36 prisões no Rio Grande do Sul.

A Polícia Civil, através das Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM’s), no Estado do Rio Grande do Sul, deflagrou esta operação durante o dia, com objetivo de combater os crimes de violência doméstica e familiar, crimes sexuais, além de averiguação de denúncias.

O trabalho tinha como meta cumprir 92 mandados de busca e apreensão, bem como 37 mandados de prisões preventivas, em 22 cidades gaúchas. Na contabilização final da Operação, foram 36 pessoas presas (29 por prisão preventiva e 7 em flagrante), além de armas, drogas e munições. Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Márcia Bernini, três pessoas foram presas em Lajeado.

A Operação Saia Justa foi realizada em alusão aos 11 anos da Lei Maria da Penha. A Polícia Civil conta atualmente com 22 Delegacias de Polícia Especializadas no Estado, capacitadas para atender a demanda da violência doméstica e familiar.

Além da ação direta, em algumas cidades ações de prevenção foram realizadas. Na Praça Central de Santa Rosa, a Delegacia móvel atendeu as mulheres vítimas de violência, através do Programa Mais Garantias. Segundo o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, “além do aspecto preventivo, a Operação Saia Justa visa a chamar atenção da sociedade gaúcha para a violência intrafamiliar e que as pessoas vulneráveis tenham na Polícia Civil um porto seguro ao encaminharem suas denúncias”.

A Polícia Civil coloca à disposição o Disque-Denúncia 181 e o Whatsapp (51)98418-7814 para denúncias de ocorrências e contato de vítimas que necessitam de apoio.

- publicidade -