Mais de 140 adolescentes estão com a segunda dose da vacina do HPV em atraso

930

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano – HPV foi incluída no Calendário Nacional de Imunização em 2014, sendo considerada a mais relevante estratégia para prevenção dos cânceres de colo uterino, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Desta forma, a imunização é destinada para meninas com idades entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Em Carlos Barbosa, 146 adolescentes que realizaram a primeira dose no início do ano, estão com a segunda dose em atraso. A preocupação da Secretaria Municipal da Saúde ocorre pois, sem as duas doses, os adolescentes não estão totalmente protegidos contra o vírus. “Para que os jovens fiquem protegidos contra quatro tipos comuns do vírus é necessário que tomem duas doses da vacina, com um intervalo de seis meses entre elas.”, enfatiza a Secretária Letícia Lusani.

A vacina contra o HPV pode ser realizada de segunda a sexta-feira, mediante apresentação da Carteira de Vacinação, na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e nas Unidades de Saúde do Interior, localizadas em Arcoverde, Santo Antônio de Castro e Santa Luíza, das 7h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45.

- publicidade -