Centro de Orientação ao Viajante inicia atendimento na próxima semana

639
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

As atividades do Centro de Orientação ao Viajante (COV) de Lajeado começam na próxima semana, dia 06 de fevereiro. Inicialmente, o serviço será disponibilizado nas terças-feiras, das 7h30 às 11h30. O Centro tem o objetivo de informar a quem for viajar ao exterior sobre a obrigatoriedade das vacinas que o local de destino exige e, também, emitirá o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que é o documento que comprova a realização das vacinas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, os agendamentos para emissão do CIVP estão sendo solicitados por pessoas de diversas cidades do estado, o que já demonstra a importância do Centro funcionar na cidade. Até o momento, os moradores de Lajeado e região precisavam se deslocar até Porto Alegre para emitir o CIVP, onde a Anvisa possui um escritório no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

“A procura por agendamentos está alta, estamos muito satisfeitos. Para o mês de fevereiro já estamos com quase todos os horários ocupados. E os meses de março e abril também já estão recebendo agendamentos”, destacou Juliana.

Para receber o atendimento é necessário realizar agendamento prévio com a Secretaria da Saúde (Sesa), através da Vigilância Epidemiológica, que realizará o serviço do Centro de Orientação ao Viajante, vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O contato pode ser realizado pelo telefone 3982-1217 ou pelo e-mail vigilancia.epidemio@lajeado. rs.gov.br. O COV funcionará na Sala da Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Alberto Torres, 452, 6º andar, Centro.

Para que o cidadão possa obter o certificado é necessário seguir os passos abaixo:

1º Passo – Tomar a vacina exigida

O interessado deve realizar a vacina nos postos de Saúde de Lajeado, de forma gratuíta, ou em serviços de vacinação privados credenciados. A vacina contra Febre Amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

2º Passo – Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA

Antes de realizar a emissão do CIVP, o viajante deve realizar um pré-cadastro no endereço www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”. Observação: Para o agendamento, o viajante deverá realizar o pré-cadastro.

3ª Passo – Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP

Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante.

4ª Passo – Apresentar a documentação necessária para emissão do CIVP

O interessado deve apresentar o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto. O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Os viajantes que já tiverem suas passagens compradas também devem apresentar um comprovante das datas em que ficarão fora do país.

Criança/adolescente menor de 18 anos

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando seus pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já precisam ser vacinadas.

- publicidade -