Juíza decide encaminhar processo da Operação Schmutzige Hände ao Tribunal de Justiça

Investigações apuraram que há elementos indicativos da participação do prefeito Jonatan Brönstrup

9123
Há elementos indicativos da participação do prefeito Jonatan Brönstrup (e), a partir das investigações da Operação Mãos Sujas

A Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) teve novo capítulo nesta quinta-feira (26/04), quando a juíza da 2ª Vara Judicial da Comarca de Teutônia, Patrícia Stelmar Netto, emitiu nota pública informando que encaminhou o processo para a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS) para processamento e julgamento.

O motivo para encaminhar o processo ao TJ é que “as investigações apuraram elementos indicativos, a priori, da participação do chefe do Poder Executivo Municipal [prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB)] nos fatos investigados” pela operação.

Como o prefeito tem foro privilegiado, ele só pode ser julgado em nível estadual, ou seja, na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Com isso, desenha-se um novo cenário que impacta novamente dentro do governo municipal e a menos de 30 dias da Festa de Maio.

Na nota pública, a juíza também informou que “estão mantidas as decisões proferidas até então, inclusive as prisões preventivas decretadas”. O processo segue tramitando, ainda, em Segredo de Justiça, por conta das investigações, mas já é público que passará a tramitar diretamente no TJ/RS, porque há um investigado com foro privilegiado.

Consultado pela reportagem, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup informou que “a informação relativa ao despacho proferido em primeiro grau, transferindo a investigação para a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça por indicativos de participação do gestor, é um aspecto processual que respeito neste momento. Contudo, reafirmo a convicção na integridade da equipe de trabalho do Município de Teutônia e nos esforços realizados para cooperar com as investigações. Estou à disposição do Poder Judiciário para prestar todos esclarecimentos necessários, desejando a rápida elucidação dos fatos.”

Jonatan foi eleito em 2016

Jonatan Brönstrup (PSDB) foi eleito prefeito de Teutônia em outubro de 2016, com 8.367 (40,4% dos votos válidos), superando Celso Forneck (PDT) que obteve 7.673 votos e Evandro Biondo (MDB) com 4.666 votos. Tomou posse no dia 31 de dezembro de 2016.

Após 15 meses de governo (janeiro 2017 a março de 2018), operação deflagrada pelo Ministério Público, com respaldo da Justiça, resultou na prisão do chefe de gabinete, do procurador-geral, do chefe do Setor de Compras e do pai do prefeito (ex-prefeito Ricardo Brönstrup), além do afastamento de um secretário municipal.

Leia também:

  1. Jonatan Brönstrup quer secretários focados nos projetos de Teutônia
  2. Vereador Marcos Quadros não descarta CPI em Teutônia
  3. Oposição espera providências em relação à Operação “Mãos sujas” em Teutônia
  4. Administração Municipal divulga nota sobre a operação
  5. Promotor de Justiça fala sobre a Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) em Teutônia
  6. Ministério Público e Polícia Civil realizam operação na Prefeitura de Teutônia
- publicidade -