Câmara de Teutônia convoca extraordinária para votar arquivamento de Comissão Processante

Oposição critica convocação de última hora e em horário de expediente. Situação defende que parecer prévio pelo arquivamento já foi dado há 1 semana.

5397
Mesa diretora da Câmara de Vereadores de Teutônia em 2018 é presidida por Juliano Körner [c]

No fim da tarde desta segunda-feira (28/05), o presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Juliano Körner (PSDB), convocou uma sessão extraordinária para esta quarta-feira (30/05), às 17 horas, com o objetivo de votar o Parecer Prévio da Comissão Processante nº 02/2018.

A votação será pelo arquivamento ou não da investigação sobre a participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) nos casos de corrupção apontados e investigados pelo Ministério Público – Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas).

A votação aconteceria, em princípio, no dia 7 de junho – próxima sessão ordinária. No entanto, o presidente Juliano Körner tem a prerrogativa de convocar uma sessão extraordinária para este fim. O vice-presidente da Câmara, vereador Marcos Quadros (PSDB), destaca que a convocação extraordinária acontece porque a Comissão Processante já deu seu parecer há uma semana. O horário escolhido é porque é véspera de feriado e também o expediente dos servidores da Câmara normalmente vai até 17 horas.

A oposição critica a medida adotada de “última hora”, em época de “falta de combustíveis” e considera o horário “oportunista” por estar ser expediente de trabalho de muitas pessoas, impedindo o comparecimento da população.

Com maioria de votos da base aliada, a tendência é que o parecer prévio da Comissão Processante seja arquivado, até porque é necessária maioria simples (6 votos). Estão na base aliada os vereadores: Juliano Körner (PSDB) – presidente que só vota em caso de empate, Marcos Quadros (PSDB), Keetlen Link (PSD), Cleudori Paniz (PSD), Eloir Rückert (PSDB) e Claudiomir de Souza (PP).

O vereador Hélio Brandão da Silva (PTB) está licenciado e, pelo acordo entre os suplentes, deve assumir a vaga o segundo-suplente Vitor Lermen (PTB), cujo voto deve seguir a orientação partidária. O primeiro suplente é André Böhmer (PT), que se somaria ao bloco de oposição.

A oposição tem apenas 4 votos: Délcio Barbosa (PPS), Pedro Hartmann (MDB), Diego Tenn Pass (PDT) e o suplente Emílson Eloir Costa “Tafu” (PP). Para o leitor compreender, embora o PP seja partido de oposição ao governo municipal, há uma “divisão de opiniões”, pois o vereador Claudiomir de Souza tem se posicionado favorável a questões do governo em diversas votações.

Na semana passada, em reunião interna da Comissão Processante, por maioria de votos, foi decidido encaminhar ao plenário pelo arquivamento da investigação. Os vereadores favoráveis entenderam que o parecer da Procuradoria dos Prefeitos (e depois do Tribunal de Justiça) de retornar os autos judiciais a Teutônia – por não ser constatado envolvimento do prefeito nos casos de corrupção – e a defesa prévia do prefeito demonstram que não haveria necessidade de continuar a investigação da Comissão Processante.

A Comissão Processante é integrada pelo presidente Délcio José Barbosa (PPS), relator Claudiomir de Souza (PP) e secretário Cleudori Paniz (PSD).

Leia mais:

  1. Comissão Processante decide arquivar investigação contra prefeito de Teutônia
  2. Por unanimidade, Câmara aprova Comissão Processante para investigar prefeito Jonatan Brönstrup
  3. Marcos Quadros abre voto favorável à Comissão Processante
  4. Comunidade encaminha novo pedido de Comissão Processante ao prefeito de Teutônia
- publicidade -