Comissão Processante decide arquivar investigação contra prefeito de Teutônia

Decisão da CPP vai a plenário no dia 7 de maio, em sessão ordinária

4930
Délcio José Barbosa [PPS], presidente da Comissão Processante

A Comissão Parlamentar Processante (CPP), aprovada e instaurada no dia 03 de maio de 2018, trabalhou apenas 19 dos 90 dias possíveis. Na manhã desta terça-feira (22/05), por maioria de votos, os integrantes da CPP decidiram pelo arquivamento da investigação contra o prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB).

Os vereadores Cleudori Paniz (PSD)  e Claudiomir de Souza (PP) votaram pelo arquivamento. O motivo está embasado no parecer da Procuradoria dos Prefeitos (órgão do Ministério Público), que opinou não haver como deduzir ou indicar a participação do prefeito nos atos de corrupção apontados na Prefeitura de Teutônia. A posição foi tornada pública nesta segunda-feira (21/05).

O presidente da Comissão Processante, Délcio José Barbosa (PPS), foi o único que votou pela continuidade das investigações. Ele destaca que apenas saiu o parecer/opinião da Procuradoria e ainda cabe ao desembargador do Tribunal de Justiça (TJ/RS) decidir se aceita ou não o parecer para devolver o processo (autos judiciais) para a Comarca de Teutônia.

A decisão tomada pela Comissão Processante ainda precisa ser submetida a plenário. A princípio, o arquivamento da investigação será apreciado e votado no dia 7 de junho, a partir das 18h30min, na próxima sessão ordinária. O resultado da votação é por maioria simples.

A Comissão Processante foi instaurada no dia 3 de maio e notificou o prefeito Jonatan Brönstrup dia 7 de maio. O chefe do Executivo encaminhou defesa prévia no dia 17 de maio. A partir desse momento, a comissão deve analisar a defesa e decidir se dá continuidade ou arquiva a investigação. Se há continuidade, então ocorre a convocação para oitiva de testemunhas. Portanto, até então, nenhum depoimento foi tomado pela CPP.

Passo a passo da Comissão

Comissão Parlamentar Processante para investigar o prefeito:
3 de maio – Aprovação em plenário
3 de maio – Sorteio dos integrantes em plenário
3 de maio – Instauração da CPP em plenário
7 de maio – Notificação do prefeito Jonatan Brönstrup
17 de maio – Prefeito encaminhou defesa prévia
22 de maio – Comissão Processante avalia a defesa prévia e vota se investigação continua ou há arquivamento.
22 de maio – Por maioria, Comissão Processante decidiu arquivar.
7 de junho – Votação do arquivamento será em plenário.

Leia também:

  1. Procuradoria dos Prefeitos opina que “não há como deduzir participação do prefeito de Teutônia”
  2. Juíza decide encaminhar processo da Operação Schmutzige Hände ao Tribunal de Justiça
  3. Jonatan Brönstrup quer secretários focados nos projetos de Teutônia
  4. Vereador Marcos Quadros não descarta CPI em Teutônia
  5. Oposição espera providências em relação à Operação “Mãos sujas” em Teutônia
  6. Administração Municipal divulga nota sobre a operação
  7. Promotor de Justiça fala sobre a Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas) em Teutônia
  8. Ministério Público e Polícia Civil realizam operação na Prefeitura de Teutônia
- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre neste país, não importa em que estado brasileiro estamos, é tudo igual, não há provas, ” vamos arquivar” hora quando tenho um orçamento na minha empresa; ex: $23.000,000, e tenho que pagar salários, fazer investimentos, eu como bom administrador, tenho que saber onde foi gasto esse dinheiro, coloquei isso porque me pergunto quando vamos ter alguém na política que conheça matemática, ou que tenha equipe competentes que faz bom uso do dinheiro público, pois o que vê nesse Brasil são desperdícios de verba que eram para usadas na saúde, educação, segurança e outros investimentos que era para usado em benefício dos cidadãos, não em benefício próprio, e pagamentos de propinas.

  2. Meine Mutter sagt: Das Geld regiert die Welt. Minha mãe dizia: O dinheiro governa o mundo.

    Dizia também: Das Geld ist verfürisch. O dinheiro é sedutor.

    Aos seis anos de idade, a mãe mandou-me voltar à “venda” (mercadinho) do Sr. Leopoldo Wessel para devolver algumas moedas que por engano Wessel deu a mais no troco. Louvável exemplo de honestidade. Hoje, alguns homens públicos haben kein Gottes furcht.

Comments are closed.