Marcos Quadros abre voto favorável à Comissão Processante

Em tese, há maioria para abrir Comissão Processante. Salvo uma manobra do Votação deve ocorrer na sessão de hoje (03/05) da Câmara de Vereadores, às 18h30min

4325
Vereador Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB)

O vereador Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB) abriu, na manhã desta quinta-feira (03/05), seu voto favorável à instalação de uma Comissão Processante (CP) para investigar a participação do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) nos casos de corrupção na Prefeitura de Teutônia, identificados pela Operação Schmutzige Hände (Mãos Sujas). “Manifesto meu voto favorável à aprovação da CP. Vou seguir minha consciência”, informou ao ser contatado pela reportagem.

Na visão de Quadros, que é do mesmo partido do prefeito, a instalação da Comissão Processante “é o melhor a ser feito”. O tucano argumenta que com isso está seguindo o que tinha falado na semana passada, quando avisou, inclusive o prefeito, que caso ele fosse citado ou houvesse indicativos, seria o primeiro a protocolar o pedido. “O prefeito foi citado. Vamos investigar pela Câmara, com calma e sem precipitação”, informou.

Apesar da posição favorável à Comissão Processante, Marcos Quadros defende a continuidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), “pois são objetos diferentes. A CPI tem que seguir, inclusive ampliá-la”. Conforme manifestações anteriores da base aliada, a intenção desta ampliação da CPI está em investigar se atos do passado também incorreram em erros.

Por fim, Marcos Quadros projeta um cenário triste: “Acredito que um confronto político sem precedentes se desenha em Teutônia”.

Como pode ser a votação?

Nesta quarta-feira (02/05), lideranças protocolaram um novo pedido de Comissão Processante. O pedido deve ser submetido à votação do plenário na sessão desta quinta-feira (03/05).

Os vereadores considerados de oposição certamente serão favoráveis à Comissão Processante: Diego Tenn Pass (PDT), Emílson Eloir Costa (PP), Pedro Hartmann (MDB) e Délcio José Barbosa (PPS). Com o voto de Marcos Quadros (PSDB), somam-se 5 votos favoráveis.

O suplente de vereador André Böhmer (PT) certamente também será favorável à implantação da CP. Ou seja, neste caso, seriam 6 votos favoráveis e a CP seria aprovada. Todavia, como Böhmer substitui Hélio Brandão da Silva (PTB), que se afastou para ser secretário de Saúde, não se descarta uma volta de Brandão para a Câmara para votar a favor do governo ou contra a Comissão Processante.

Caso haja empate em 5 a 5 no plenário, a votação pode obrigar o presidente do Legislativo, Juliano Körner (PSDB), a dar voto de desempate (minerva). Os desdobramentos serão hoje (03/05), a partir das 18h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Teutônia.

Apesar disso, Marcos Quadros acredita que mais um ou dois vereadores da base aliada poderão se posicionar, também, favoráveis à implantação da Comissão Processante, o que já daria maioria no plenário e geraria à aprovação da CP.

- publicidade -