Prefeitura de Lajeado inicia adaptações para o PPCI da Casa de Cultura

906
Ajustes na fiação elétrica da Casa de Cultura foram feitos

Em atendimento às exigências do Corpo de Bombeiros de Lajeado, a Prefeitura de Lajeado iniciou, nesta terça-feira (04/09), as adaptações necessárias para que a Casa de Cultura possa dar início ao seu Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Entre as primeiras ações, foi feita a retirada de fiação que encontrava-se exposta na área interna do prédio. O trabalho terá prosseguimento nos próximos dias para verificação de toda parte elétrica da Casa de Cultura.

Conforme o secretário em exercício da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Fernandes, será feita uma compra emergencial para suprir as demandas mais urgentes. Entre os materiais para o PPCI, destaca-se a compra de cinco extintores ABC novos, bem como a recarga de dois extintores ABC que estão na iminência de terem suas cargas vencidas. Placas de identificação de extintores, de orientação de saídas e de “proibido fumar” também serão adquiridas, bem como luminárias de emergência e material para treinamento de combate a incêndio.

Segundo Fernandes, também será feito um orçamento para elaboração e implantação do PPCI completo da Casa de Cultura. “Já sabemos de algumas adaptações que constarão no PPCI, então já poderemos adiantar o atendimento de algumas demandas”, afirma o secretário em exercício. Entre os ajustes que se farão necessários, ele destaca que os corrimãos que dão acesso ao segundo pavimento deverão ser ajustados ou substituídos. A altura dos mesmos é de 85 cm, sendo que a exigência do Corpo de Bombeiros é de que tenham 92 cm de altura. “Como a Casa de Cultura é tombada pelo IPHAE, um projeto com a proposta de alteração dos corrimãos será encaminhada ao instituto para que seja verificada a viabilidade de alteração”, explica Fernandes, se referindo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS. Ele destaca, também, que o piso e o teto de todos os pavimentos da Casa de Cultura deverão receber pintura anti-chamas. “Como existe a opção de tintas transparentes no mercado, certamente esta será a opção escolhida para não descaracterizar os detalhes internos do prédio”, adianta.

Fernandes destaca que também está sendo avaliada a instalação de fiação elétrica permanente junto às janelas da Casa de Cultura. O objetivo é evitar instalações provisórias nos períodos que antecedem o Natal e a Páscoa a cada ano, quando o prédio recebe iluminação especial.

- publicidade -