A bola rola só amanhã (10/02), mas nesta sexta-feira (08/02) os oito clubes que disputam o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Teutônia se reuniram para o lançamento oficial da disputa. O evento foi realizado pela Associação de Clubes Amadores de Teutônia (Acat), na sede do Atlético Gaúcho, no Loteamento 8, atual campeão da competição. A comunidade local também participou da organização, e ficou responsável pela janta da noite.
O evento contou com a presença dos representantes de clubes, patrocinadores e autoridades. Na cerimônia, a Acat foi representada pelo seu presidente, Arlei Miorelli. Representando a administração municipal de Teutônia, que é parceira da competição, estiveram presentes o vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, o coordenador de esportes da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, William Marques, e o chefe de Gabinete, Marcos Quadros. O Legislativo foi representado pela presidente Keetlen Link (PSD). Representando a Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o vice-presidente João Jung. A arbitargem foi representada por Jair Roberto Welter, o Pivi. E representando o patrocinador Sicredi Ouro Branco, o gerente da Sicredi Adelir Henzel. Além dos vereadores Cleudori Paniz (PSD) e Pedro Hartmann (MDB).
O vice-perfeito, Valdir Oliveira do Amaral, destacou a importância dos clubes esportivos nas comunidades. “É onde tem a comunidade que trabalha e vai para a frente”, afirmou. Ele destacou ainda que a administração municipal tem a honra de ajudar o esporte no município, deixando a administração à disposição. “O troféu é a grande honra do clube, mas o importante é participar. Agradecer também pelo respeito que vocês têm”, pontuou.
O coordenador de esportes, William Marques, também destacou o apoio dado pela administração municipal. “Sabemos que o campeonato atrai muitas pessoas, famílias, jovens, crianças, idosos. É um momento de descontração. E a administração não deixaria de investir, com o pagamento da arbitragem”, salienta. Ele destacou ainda outros investimentos feitos na área do esporte. “Investir no esporte é para que as pessoas se divirtam e tenha lazer”, pondera. Ele salientou ainda a participação das oito equipes, e disse ser um sonho da administração municipal poder ter todas as equipes do município participando. “Tem as dificuldades financeiras, de jogadores, mas é um sonho nosso”, avalia. Destacou ainda a importância do respeito entre as equipes, e a importância de Teutônia no cenário esportivo regional.
O vice-presidente da Aslivata, João Jung, destacou sua alegria em ver as equipes disputando. Reforçou que o importante não é vencer, mas competir. E convidou todos os clubes para participarem do Campeonato Regional no segundo semestre.
A presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link, agradeceu a todas os clubes pelo trabalho feito em suas comunidades. “Mesmo diante de todos os desafios e dificuldades, vocês mantém vivo o espírito esportivo e comunitário. Temos orgulho de ter equipes que lutam, e trabalham”, afirma. Ela desejou a todos um bom campeonato, e colocou a Câmara à disposição dos clubes.
O gerente do Sicredi, Adelir Henzel, destacou a importância da cooperação. “O Sicredi acredita que fazendo juntos as coisas ficam mais fáceis. E o esporte mostra como tudo em equipe dá certo. Esse apoio é exemplo de como isso acontece. E o apoio só foi possível porque a comunidade acreditou na Sicredi como sua cooperativa de crédito. Que continue assim, porque assim sempre poderemos dar esse apoio. Que o espírito da amizade e do cooperativismo reine nesse campeonato”, pontuou.
O chefe de Gabinete, Marcos Quadros, destacou a importância da competição. “Sabemos a importância do campeonato na formação de atletas e cidadãos. Por isso a administração se esforça para para manter vivo o esporte nas comunidades”, conclui.
A direção da Acat ainda agradeceu a Administração Municipal de Teutônia e a Sicredi pelo apoio para a realização do campeonato. Além de agradecer o incentivo e apoio da imprensa. Desejou ainda um bom campeonato a todas as equipes.
O Municipal
O Campeonato Municipal de Teutônia é um dos campeonatos mais tradicionais do futebol amador do Vale do Taquari. Este ano é alusivo aos 38 anos de emancipação de Teutônia. Realizado desde 1983, até o ano passado já foram disputados 36 campeonatos municipais. Em 2019, será a 37ª edição. Na disputa estão oito clubes:
- Atlético Gaúcho, Loteamento 8 (atual campeão)
- Juventude, Linha Frank (atual vice-campeão)
- União, Linha Germano (atual campeão da 2ª divisão)
- Boa Vista, da Boa Vista (atual vice-campeão da 2ª divisão)
- Esperança, Bairro Languiru
- Ribeirense, Linha Ribeiro
- Flamengo, Linha Germano
- Ouro Verde, Bairro Alesgut
Os clubes foram divididos em duas chaves com quatro clubes cada. Na primeira fase jogam todos contra todos dentro dos grupos, em turno e returno, totalizando três jogos em casa e três fora. Classificam-se os três primeiros de cada chave para a segunda fase, que será eliminatória, com o cruzamento de chaves. Os três vencedores e mais o perdedor de melhor campanha seguem para as semifinais da 1ª divisão. Os dois clubes eliminados na primeira fase, e os dois eliminados na segunda-fase, seguem para as semifinais da 2ª divisão.
A primeira rodada acontece nesse domingo (10/02), com os seguintes jogos:
Chave A
Linha Ribeiro – Ribeirense x Esperança
Linha Frank – Juventude x Boa Vista
Chave B
Loteamento 8 – Atlético Gaúcho x União-G
Linha Germano – Flamengo-G x Ouro Verde