Até esta quarta-feira (15/05), as atenções do Rio Grande do Sul se voltam para Teutônia. Já está em andamento o 9º Festival Estadual Nossa Arte, que reúne alunos de Apae’s de 60 cidades, com 780 pessoas confirmadas para participar da programação que será na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (Associação da Água).
O evento foi aberto no início da noite desta segunda-feira (13/05), com o desfile dos representantes delegações participantes. Cada Apae levou duas pessoas para a quadra e pintou a mão em um quadro, “que permanecerá na nossa Apae para jamais esquecermos deste belo evento”, explicou o presidente da Apae Teutônia, Celso Aloísio Forneck.
A abertura contou com a participação especial da Orquestra de Teutônia, que fez show de 35 minutos na recepção dos convidados. Durante a cerimônia, os músicos tocaram o Hino Nacional e o Hino Riograndense, além de uma valsa, que foi dançada por seis alunos da Apae de Teutônia.
O presidente da Federação das Apaes, Afonso Tochetto, enfatizou o empenho das 205 Apaes para “entregar o melhor de nós, para garantir que todos se sintam realizados e felizes, para demonstrar que a inclusão social é possível”. Ele ainda apontou com as prefeituras gaúchas são as maiores parceiras e colaboradoras das Apaes para assegurar um atendimento de qualidade.
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, acredita que “todos sairão daqui pessoas melhores. Teutônia sempre buscou a inclusão e será a casa de vocês nestes dias”.
A presidente do Legislativo de Teutônia, Keetlen Link, aponta o protagonismo dos apaeanos. “Vocês fazem o show pela educação e cultura. E a principal arte que produzem é a arte de ser feliz”, assegura. Também se manifestaram os auto defensores da Federação das Apaes, Diana Rossi e Gilsinei da Rosa, pedindo que todos aproveitassem ao máximo o festival.
Após a cerimônia de abertura, a Banda Happy Brass Show recepcionou e conduziu a todos do ginásio para o salão social, onde transcorreu o Baile de Integração.
Disputas nesta terça e quarta
Nesta terça e quarta-feira durante o dia, acontecem as competições, cada turno reservado para uma diferente modalidade artística. A dança na terça pela manhã, a partir das 8h. À tarde, será o momento do folclore. Na quarta-feira pela manhã o público poderá assistir artes musicais e à tarde artes cênicas. O ingresso é gratuito.
Além disso, durante a programação, acontecem as exposições de artesanato e o salão de artes visuais e artes literárias, que também serão avaliados pelo júri. Ao final da tarde de quarta, inicia a solenidade de premiação e reconhecimentos. O evento, realizado a cada três anos, serve de etapa classificatória para a etapa nacional, que acontecerá em novembro deste ano, em Manaus/AM.
O 9º Festival Estadual Nossa Arte das Apaes é uma realização da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul e da Apae de Teutônia. Conta com o patrocínio de Sicredi, Languiru, Certel, Fruki, Tri Legal Tchê, Renan Vogel Eventos e Prefeitura de Teutônia.
Tochetto entregou troféu para Forneck (d) Afonso Tochetto, presidente da Federação das Apaes do RS Jonatan Brönstrup, prefeito de Teutônia Keetlen Link, presidente da Câmara de Teutônia Sandra da Cruz, coordenadora estadual de Arte Gilsinei da Rosa, um dos auto defensores da Apae do RS Celso Forneck, presidente da Apae Teutônia Banda Happy Brass Show buscou o público no ginásio Alunos da Apae de Teutônia dançaram na abertura Orquestra de Teutônia abriu o evento desta noite Após a abertura, Baile de Integração com show de danças típicas Após a abertura, Baile de Integração com show de danças típicas