Gracie abre sua gincana solidária

699
Evento no ano passado foi considerado um exemplo de solidariedade

Sucesso no ano passado, quando arrecadou mais de 2,3 toneladas de alimentos e beneficiou mais de 150 famílias carentes de Estrela, a segunda edição da Gincana Solidária de Natal, oportunizada pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (27/09). Em um café da manhã realizado na sede da Oase, na presença de líderes e representantes dos núcleos onde o Gracie mantém suas atividades, da equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e do titular José Itamar Alves, foram reveladas as equipes e explicadas as regras.

Participarão 21 grupos, divididos em cinco equipes, separados de forma aleatória para que o número de participantes e força de atuação sejam parecidos. Na edição de estreia, o título ficou para a equipe formada pelos núcleos de Imigrantes, Geralda Baixa, Pinguela, Oriental e Moinhos. Como prêmio, os integrantes ganharam uma viagem para o Balneário Fagundes, em Mato Leitão. Este ano, as equipes terão cerca de 30 dias a mais do que em 2018 para arrecadarem os alimentos. A entrega e a contagem dos pontos conforme os critérios (peso, valor e outros) ocorrerá na festa de fim de ano, agendada para o dia 5 de dezembro, na Associação de Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi). Ao meio-dia ocorrerá almoço e à tarde baile de integração com a Banda Destaque Nacional. A festa passada, então realizada no Parque Princesa do Vale, reuniu mais de 400 pessoas.

As equipes, este ano também identificadas por cores, ficaram assim reunidas: Boa União e Pinguela (Amarela); Delfina, Raio de Sol, Linha Wink e Geraldo Alta (Verde); Indústrias, São Jacó, Novo Paraíso, Moinhos (Branca); Imigrantes, Costão, Lenz, São José e São Luís (Azul); Glória, Arroio do Ouro, Auxiliadora e Centro (Vermelha). “Contamos mais uma vez com o empenho de vocês todos, para um evento ainda mais bonito e precioso”, destacou Liria Marisa Barth, uma das orientadoras do Gracie. A outra é Lorena Hauschild. “Que tenhamos outra divertida ação solidária”, enfatizou. Alcenia Birkheuer (62), do núcleo do Oriental, atuou efetivamente na equipe campeã em 2018. “Estou ansiosa e feliz mais uma vez de participar. Espero que as pessoas nos ajudem”, disse.

Os alimentos serão distribuídos às famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O secretário Alves falou aos presentes. “Quem deseja viver muito e viver bem precisa pensar na Terceira Idade. É o que fazemos ao valorizar vocês, e é o que vocês valorizam ao participarem de nossas atividades”, disse. “E precisamos, através desta solidária atividade, garantir mais uma vez um fim de ano melhor para centenas de famílias”, completou, ao lembrar também do envolvimento da equipe da Sedesth no evento. “Não apenas na organização, mas depois também na separação dos alimentos conforme tipo de produtos, data de validade e outras questões que precisam ser levadas em consideração, como ainda fiscalização destas famílias, pois devemos beneficiar quem de fato precisa e merece.”

Saiba Mais

A participação no Gracie é franca e aberta. Movimenta hoje mais de 580 pessoas entre 50 e 102 anos de vida nos 23 grupos formados em bairros e localidades do interior. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no Cras Centro, Rua Tiradentes, nº 478), que faz o devido encaminhamento. Os encontros ocorrem desde março, diariamente a partir das 14h, em uma agenda pré-programada para cada um dos núcleos. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais; a manutenção do Coral do Gracie; a escolha da corte da Terceira Idade e outras atividades culturais. Mais informações pelo telefone 3981-1051.

- publicidade -