Pela terceira vez, Certel precisa adiar desligamento de energia elétrica

Desligamento será para a conexão com a subestação de Costão

2873
Crédito: Divulgação

Em um intervalo de oito dias, a Certel Energia precisou anunciar o terceiro adiamento no desligamento de energia elétrica para sua conexão parcial à nova subestação de Costão, em Estrela. A operação, que estava prevista para este domingo (05/01), será no domingo seguinte (12/01), no mesmo horário, das 5h às 6h.

Serão atingidos os municípios de Teutônia, Westfália, Tupandi, São Vendelino, São Pedro da Serra, São José do Sul, Santa Tereza, Salvador do Sul, Roca Sales, Poço das Antas, Paverama, Maratá, Imigrante, Harmonia, Fazenda Vilanova, Farroupilha, Estrela, Coronel Pilar, Colinas, Carlos Barbosa, Brochier, Boa Vista do Sul e Barão.

A obra da subestação de Costão/Estrela é da empresa indiana Sterlite Power Grid Ventures Limited, que deve investir em torno de R$ 400 milhões para uma rede de 114 Km e capacidade de 166 megawatts. Neste valor também estão previstas a construção de mais duas subestações e a revitalização de outras quatro. Para a região, significa a duplicação de sua capacidade energética.

A Certel Energia é a primeira concessionária / permissionária a se conectar, com investimento próprio de R$ 12 milhões. Esta conexão será parcial, e a intenção é estar com carga completa em fevereiro. O presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, acredita que a obra praticamente afasta os riscos de apagões (que poderiam ser reais em 2020) e dará 15 anos de fôlego para a região, por permitir ampliar o consumo, inclusive com novas empresas e na agricultura.

Terceiro adiamento. Quarta data

É a terceira vez que o desligamento é adiado, e a quarta data é anunciada:
* Inicialmente, seria no dia 29/01 (domingo), das 5h às 6h
* No dia 27/01 houve o primeiro adiamento para segunda-feira (30/01), das 23h às 24h
* No dia 30/01 houve o segundo adiamento para domingo (05/01), das 5h às 6h.
* No dia 04/01 houve o terceiro adiamento para domingo (12/01), das 5h às 6h.

“Estes adiamentos são decorrentes de ajustes necessários por parte da empresa responsável pela implantação da subestação de Costão – Estrela”, explica a assessoria da Certel Energia.

Quaisquer dúvidas, a Certel está à disposição através dos telefones 0800 51 6300 ou 0800 520 6300. Agradecemos pela compreensão.

Subestação entraria na fase de testes no dia 29 de dezembro, passou para o dia 30, depois para o dia 5 de janeiro e agora para 12 de janeiro.
- publicidade -