Entidades empresariais atentas às estruturas de saúde

1075
Entidades do Vale do Taquari tiveram videoconferências nos últimos dias

Na tarde desta sexta-feira (08/05), a CIC Vale do Taquari promoveu uma reunião por videoconferência com os presidentes das ACIs de cidades com UTI, com apoio da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, destaca que a classe empresarial está atenta às estruturas de saúde da região. “Os demais municípios terão que contribuir para viabilizarmos um número maior de leitos Covid-19”, salienta.

No momento, o Vale do Taquari é a única região com bandeira vermelha na avaliação do governo do Estado e conta com UTIs nos hospitais de Lajeado e Estrela, além de aguardar a homologação de UTI no hospital de Encantado. Em Arroio do Meio, há planos de criação de UTI. As cidades de Teutônia e Taquari contam com leitos semicríticos, que é intermediário aos quartos de isolamento e a UTI Covid-19. Inclusive, o Hospital Ouro Branco de Teutônia e o Hospital Bruno Born de Lajeado já promoveram ampliações em suas capacidades.

Na visão das lideranças empresariais, a intenção é somar forças e mobilizar diretamente os prefeitos, “pois terão um belo recurso repassado pelo governo federal e não tem vacina, nem testes para adquirir. Portanto, poderão ajudar no custeio de leitos nos hospitais da região que possuem UTI”, enfatiza Rosa.

As entidades entendem que as atividades econômicas precisam retomar com segurança, primando a vida, e com a estrutura de saúde preparada para atender os pacientes da região. A preocupação está com a parada ou redução durante quase 50 dias e poucos incrementos nos leitos disponíveis. O presidente da CIC Vale do Taquari falou na manhã deste sábado (09/05) sobre estas e outras temáticas no programa Comunidade Alerta da Rádio Popular FM.

- publicidade -