Covid-19: Lajeado testa 15 vezes mais que a média do Brasil

681
A Univates foi uma das primeiras universidades a comprar testes para realizar as análises / Crédito da foto: Elise Bozzetto / Divulgação

Até 28 de maio Lajeado contabilizava 4.300 testes realizados para Coronavírus, entre laboratórios públicos e privados. Ainda no domingo, dia 24, o vice-presidente do Hospital Bruno Born (HBB), Dr. Marcos Frank disse, em live com o prefeito Marcelo Caumo, que se Lajeado fosse um país, com seus 4 mil testes feitos até aquele momento, o município faria 50 mil testes por milhão de habitantes. Quinze vezes mais que a média do Brasil. Nos próximos dias, somando os testes a serem realizados pela pesquisa Testa Lajeado, o município deve se tornar um dos que mais testa no mundo, ultrapassando índice de países como a Alemanha.

Quanto mais testes são realizados, mais próximos as autoridades chegam do cenário real de contágio da população. É com base nessa análise que são tomadas as decisões e estratégias para evitar a propagação do vírus. “O que no início parecia ser um problema, termos mais casos positivos diagnosticados que o restante do Estado, agora se tornou um grande ponto a nosso favor. Identificar o número de curados é essencial para entender a disseminação do vírus e a formação de barreira”, explica o Diretor de Serviços em Saúde, Jairo Hoerlle.

A Univates foi uma das primeiras universidades a comprar testes para realizar as análises. Atualmente, o município contabiliza 1.291 casos confirmados, 1.226 casos curados, 49 casos ativos e 16 óbitos (dados do dia 28/05/2020). Para Hoerlle, ter estas informações de maneira precoce foi fundamental. “Pudemos dar suporte a todas as vítimas graves da doença, e um dos balizadores de decisões do município para enfrentamento à pandemia foi justamente a essa alta testagem inicial”, avalia o Diretor.

Há uma diferença entre os dois tipos de testes (PCR e testes rápidos) que também é importante para compreender como vírus se comporta e reage no organismo humano. O teste PCR determina a presença do vírus desde a fase inicial do contágio, e segue por aproximadamente dez dias, até que a infecção diminua. Há casos em que o vírus permanece por mais tempo ativo. Já os testes rápidos ou sorológicos medem a resposta do organismo frente ao vírus, com a produção de anticorpos. Foram esses os testes realizados em mais de 2.500 funcionários dos frigoríficos de Lajeado, sendo 1.400 realizados pela Univates, que resultaram no aumento no número de casos confirmados na cidade. A partir da análise da produção de anticorpos acredita-se que a população esteja criando imunidade contra vírus, mas ainda não se sabe ao certo a forma como este vírus se comporta. Se for da mesma forma que outros vírus já conhecidos, então esta produção poderia estar associada à imunidade. 

Pesquisas continuam intensificadas, em parceria com o município

Realizada pela Univates em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, a pesquisa Testa Lajeado, que tem como objetivo identificar os indicadores e o perfil da infecção por Covid-19 na população do município. A coleta deve ocorrer por até seis dias, ou seja, até quinta-feira, dia 4 de junho. No último domingo, cerca de 100 pessoas que irão coletar os dados foram capacitadas em evento que contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo e da equipe de professores que realizam a pesquisa. 

- publicidade -