Educarweb já tem mais de 80% dos alunos da rede municipal de Estrela cadastrados

1384

Está em operação, desde o último dia 15, a Educarweb, plataforma digital adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed), em razão da pandemia, para dar sequência ao processo pedagógico em todos os níveis de ensino. Com a meta de atingir 3,8 mil estudantes da rede municipal, a plataforma já alcançou 82% dos alunos e crianças. Em algumas das escolas atingiu 100% dos matriculados.

As atividades nesta plataforma são disponibilizadas semanalmente às sextas-feiras, onde agora também devem ser respondidas questões pelos estudantes. O acesso deve ser feito pelo endereço estudante.educarweb.net.br, por meio de login e senha do aluno. Quem não possui acesso à internet ou encontrar alguma dificuldade pode continuar procurando as escolas, que atendem diariamente, das 9h às 13h, para disponibilizar este material, passar mais informações e auxiliar os pais e estudantes.

As escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arnaldo José Diel, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, La Salle e Pinheiros, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantinho do Lar já alcançaram 100% dos seus alunos. “A importância do sistema cresce na medida em que permite um monitoramento mais direto e seguro dos alunos em relação ao que se está sendo passado pelos professores através das atividades, e do retorno por parte das crianças e jovens quanto a este material, além de ter maior legitimidade para validação das horas letivas”, detalha o secretário Marcelo Mallmann. “A maior dificuldade ainda está junto ao público que não tem acesso à internet, principalmente do interior, e as pessoas mais carentes. Mas seguimos acompanhando e assessorando de perto estes casos, pois estamos cientes da situação, apesar de acreditarmos que isso possa ser melhor resolvido e a plataforma venha a ter ainda maior uso por parte de todos”, afirma.

De acordo com Mallmann, não se trata de algo que talvez seja logo facilmente compreendido e adaptado por todos, ou que outras dificuldades não surjam, mas é um processo que vem sendo trabalhado aos poucos, pois o município sempre foi buscando alternativas para responder ao contexto imposto pela pandemia. “Desde o início da suspensão das aulas devido à Covid, a Secretaria preocupou-se com a manutenção de um vínculo entre as famílias e a escola”.

Inicialmente, entre fim de março e início de abril, os alunos retiraram atividades presenciais na escola para manter uma rotina de estudos. Em abril, professores e alunos entraram em recesso escolar e férias. Em maio iniciou o Blog da Smed, onde pais e alunos podiam acessar as atividades a serem realizadas. Agora a plataforma Educarweb, mais qualificada no sentido tecnológico e visual, já que pode até mesmo ser baixada no celular, e entre outras funções permite a devolução do material executado por parte do aluno para validação das atividades não presenciais.

A Secretaria de Educação também disponibiliza um vídeo com orientações aos pais e estudantes. Ele pode ser acessado no Facebook e no site da Prefeitura de Estrela, pelo link https://estrela.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/208. Mais informações também podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, telefone (51) 3981-1053, de segunda a sexta, das 9h às 13h.

- publicidade -