BM esclarece que é falsa a alegação de implantação de drogas em residência

3403
Crédito: reprodução

A Brigada Militar de Teutônia veio a público se manifestar sobre um vídeo que está rodando nas redes sociais. Nele, dá-se a entender que policiais estariam implantando drogas em uma residência no momento em que atira algo, e segundos depois, demais agentes se aproximam e localizam drogas. Sobre isso, a BM emitiu uma nota nesta segunda-feira (14/12), que esclarece que o item arremessado pelo brigadiano é uma bolinha para o cão que farejou o material.

A nota esclarece que o vídeo é referente ao atendimento de uma ocorrência no dia 4 deste mês, na localidade de Fazenda São José, município de Paverama. Na cena, gravada de longe, aparecem quatro agentes em uma casa de madeira. Um cão farejador, que estava com eles, localiza drogas embaixo da casa. Por isso, o policial arremessa uma bolinha para o cão, como agradecimento. Todavia, neste momento, no vídeo que circula pelo Facebook, a imagem é aproximada até o policial e mostra com precisão o momento em que ele retira o item do bolso da farda, dando a entender que seriam drogas.

“A ação foi totalmente legal, decorrente de uma abordagem policial a dois indivíduos tripulando uma motocicleta, um deles detido no local por suspeita de tráfico, e outro, que empreendeu fuga pelo pátio de várias residências e depois se embretando nos matagais”, diz a nota. Após a abordagem, iniciaram novas diligências no local, “e logo os policiais encontraram pequena quantidade de entorpecentes em frente a casa de um dos acusados”. Com o apoio de um cão de faro na procura de mais drogas, foram encontradas mais 90 gramas de maconha embaixo da casa do suspeito.

Para comprovar, a BM encaminhou outro vídeo do mesmo momento, gravado com câmara no colete balístico do militar estadual. Nele, é possível identificar com maior clareza que o item arremessado é uma bola. Conforme a nota, as imagens veiculadas no Facebook, bem como os comentários, “induzem de forma dolosa os internautas dizendo que o policial arremessa drogas para que o cão possa encontrá-la. Entretanto, o que o policial alcança ao animal, nada mais é do que uma bolinha como recompensa pela localização da droga escondida”. A substância apreendida foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Teutônia, não sendo possível a prisão em flagrante do acusado na ocasião.

A nota esclarece que conduta policial é perfeitamente lícita, legal e de acordo com a técnicas policiais. “A gravação da filmagem, os comentários atrelados a ela e sua consequente divulgação sem autorização são condutas ilícitas que se enquadram como denunciação caluniosa e difamação, o que já demandou registro policial, abertura de procedimento interno para averiguação dos fatos, para futura responsabilização dos autores”, conclui a nota.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Todos os dias a polícia tem que provar que é honesta, a brincadeira continua e homens de coragem ainda estão a proteger nossas famílias, obrigado brigada militar.

Comments are closed.