No dia do aniversário de 40 anos de emancipação, o município de Teutônia promoveu um evento para colocar uma nova cápsula do tempo. Lideranças responderam duas questões e escreveram como gostariam de ver o município dentro de 30 anos, em 2051.
Estudantes das escolas teutonienses também escreveram cartas que foram contempladas e depositadas. Jornais atuais e outros materiais igualmente estarão na cápsula.
Todo material foi embalado em um saco plástico, retirado o ar (embalar a vácuo) e depois colocado dentro de um tubo de PVC, o qual teve as tampas coladas. O material foi colocado no mesmo lugar, bem na divisa dos então distritos de Languiru e Canabarro, no meio do Centro Cívico da Prefeitura. O fechamento final ocorre nesta terça-feira.
O presidente da Câmara de Vereadores, Diego Tenn Pass (PDT), lembrou que todas as figuras políticas deixaram marcas importantes. “E que cada pensamento otimista colocado nas cartas se confirme”, disse.
O secretário de Cultura, Luias Wermann, mostrou-se honrado com a oportunidade de ser protagonista. “Passei de leitor para autor da história de Teutônia”, afirmou ao mencionar a ação de resgatar o passado e construir o futuro.
O prefeito Celso Aloísio Forneck (PDT) revelou a expectativa de ver um município próspero, alicerçado no tripé saúde, educação e trabalho.
A cápsula do tempo da construção foi colocada em 24 de dezembro de 1984. A abertura ocorreu em 7 de maio de 2021, porém o material estava deteriorado e pouco foi possível reaproveitar.
Vereadores de Teutônia e Executivo no momento do fechamento da cápsula / Crédito: Lucas Leandro Brune Lideranças emancipacionistas no momento do fechamento da cápsula / Crédito: Lucas Leandro Brune