Governo de Estrela obtém decisão liminar favorável contra a RGE

Concessionária de energia que atende ao município está obrigada a retomar o fornecimento no prazo máximo de 24 horas nas comunidades do interior

O Governo de Estrela obteve, nesta quinta-feira (10/6), a decisão favorável do Poder Judiciário de Estrela, através da 2ª Vara Judicial, quanto ação civil pública (Nº 5001361-29.2021.8.21.0047/RS) movida contra a RGE Sul Distribuidora de Energia S.A em razão da falta de fornecimento energético a localidades e propriedades do município, em especial do interior.

A juíza Caren Letícia Castro Pereira determinou que a concessionária tem prazo máximo de 24 horas (a partir desta decisão) para retomar o fornecimento de energia sob pena de multa diária de R$ 15 mil. Equipes de fiscalização do município já estão percorrendo as localidades para acompanhar o atendimento da decisão judicial e confirmar o retorno da energia elétrica, o que segundo o levantamento está ocorrendo.

Em seu pedido, protocolado na terça-feira (15/6), mais de 60 horas depois do corte de energia, o município alegou que as redes elétricas existentes na zona rural do município encontravam-se em situação precária, inclusive com alguns postes que realizam a sustentação dos fios da rede elétrica ficando expostos ao tempo, apresentando em muitos casos a putrefação da madeira.

Prefeito Elmar Schneider e procurador Rodolfo Agostini lamentaram a situação / Crédito da foto: Prefeitura de Estrela

Diante da precariedade do sistema de energia elétrica, tendo o município sido cometido de intempéries climáticas no último sábado (5/6) foi danificada a rede rural, sendo que até o momento não havia sido retomada o fornecimento da energia em muitos locais do interior do município, totalizando mais de 300 residências e propriedades. Nesta quinta-feira, a 2ª Vara Judicial da Comarca de Estrela acatou o pedido.

Quando decidiu pelo ingresso da liminar de urgência, o prefeito Elmar Schneider justificou. “É inadmissível que famílias do interior, que tem na criação de animais o seu sustento, mas não apenas por isso, fiquem por mais de 60 horas sem energia elétrica, ainda mais quando a origem disso, muitas vezes, é a falta de manutenção, por exemplo, de postes.” Nesta quinta-feira (10/6), após o parecer favorável da causa, salientou.

“Obrigado ao nosso judiciário pela compreensão, desculpa ao nosso agricultor. Mas vamos garantir a todos eles, que não podem ser mais tratados como colonos, e sim como empresários do campo, que este desrespeito por parte da empresa prestadora de serviços não vai passar em branco e nem deverá mais se repetir. Vamos exigir a manutenção, cobrar da RGE para que faça sua sempre parte, porque nós não vamos parar por aqui”, garantiu, ao agradecer a colaboração de entidades que ajudaram a amenizar os prejuízos, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Terra Forte entrega primeiros cartões a beneficiários de Fazenda Vilanova

Os primeiros cartões do Programa Operação Terra Forte foram entregues nesta segunda-feira (22/6) aos agricultores de Fazenda Vilanova No municipio, 14 agricultores familiares foram...

Projeto de turismo religioso prevê conexão de grutas dedicadas ao Cristo Protetor

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) coordena uma nova experiência de turismo religioso e cultural para o Vale do...

São João, futebol e o poder das comunidades

As coincidências costumam despertar curiosidade. Algumas delas parecem até desenhadas pelo destino. Neste mês de junho, duas histórias do futebol amador regional se encontram...

Motorista de Bom Retiro do Sul morre em colisão entre caminhões no Alto da Serra

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um caminhoneiro de Bom Retiro do Sul na tarde desta terça-feira (23/6), no km 20...