Inspeção Municipal apreende produto impróprio para consumo em Teutônia

3233
Crédito da foto: SIM Teutônia

Após diversas denúncias sobre o funcionamento de um estabelecimento clandestino, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Teutônia cumpriu mandado de busca em um estabelecimento comercial situado Bairro Languiru. A ação foi no dia 23 de junho, em conjunto com fiscal de tributos e a Polícia Civil.

Os denunciantes relataram que o estabelecimento produzia e comercializava embutidos cárneos sem autorização do órgão de inspeção, com matéria-prima sem procedência e possivelmente oriundo de abate clandestino. Na diligência, a equipe constatou que o estabelecimento possuía Alvará de Localização e estrutura parcialmente compatível com a atividade pretendida. No entanto, não estava registrado no órgão sanitário competente que autoriza e fiscaliza a industrialização de produtos de origem animal.

O estabelecimento estava funcionando de forma irregular e não conseguiu comprovar a origem das matérias-primas utilizadas na elaboração dos produtos – linguiça frescal, linguiça defumada, linguiça congelada e orelha de suíno defumada.

Produtos sem procedência comprovada foram apreendidos, cozidos e alimentaram animais em situação de vulnerabilidade / Crédito da foto: SIM Teutônia

Foram recolhidos em torno de 120 kg de produtos impróprios para o consumo humano. Após apreendidos, os produtos passaram por processo de cocção e foram destinados a alimentação de animais em situação de vulnerabilidade no município de Teutônia.

O denunciado foi orientado a buscar a legalização nos órgãos sanitários competentes o mais breve possível para que possa retomar as atividades envolvendo industrialização e comercialização de produtos de origem animal.

O SIM de Teutônia reforça que todo estabelecimento que industrialize e comercialize produtos de origem animal necessita obrigatoriamente estar registrado no órgão competente. Os produtos fabricados necessitam ter rotulagem obrigatória com data de fabricação, validade, procedência e composição do produto, informando de maneira correta o consumidor priorizando a saúde pública.

- publicidade -