A magia do Natal esta prestes a tomar conta do palco no Colégio Teutônia. Inicia nesta quinta-feira (9/12) a terceira edição de Um Sonho de Natal. A programação ocorre entre os dias 9 e 12, levando diversas atrações culturais até o público com ingresso gratuito. Haverá eventos complementares nos dias 16 e 17.
Nesta quinta-feira (9/12), a noite será de tradicionalismo. A abertura ocorre às 19h. Para as 19h15 está marcada a apresentação artístico cultural dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia. O público vai acompanhar ainda dois shows. Às 20h15 acontece o show natalino com o grupo Sistema Antigo. E às 21h15, show natalino com Tchê Guri.
Conforme o diretor artístico do evento, Marcelo Brentano, a expectativa para a abertura é muito grande. “Sempre ficamos ansiosos, nervosos, mas, ao mesmo tempo, muito felizes por poder proporcionar que as pessoas possam, novamente, viver a arte e a cultura. Isso é muito bacana”, afirma.
Um Sonho de Natal tem justamente este objetivo de proporcionar que as pessoas respirem arte. “Indiferente das classes sociais, idades, o Sonho de Natal atende a todos. Essa é a nossa maior expectativa, que as pessoas tenham essa possibilidade de vir e assistir de forma gratuitamente um evento preparado com tanto carinho e respeito ao público”, reforça Brentano.
Na sexta-feira (10/12), o destaque é a música e espiritualidade. A abertura, novamente, ocorre às 19h. Às 19h15 apresenta-se a Orquestra Jovem de Teutônia. Às 20h sobe ao palco o Grupo Vocal Amigos de Teutônia. Para as 20h30 está programada uma celebração ecumênica. O show principal da noite fica por conta do padre Ezequiel dal Pozzo, a partir das 21h.
Brentano afirma que, em todos os dias de evento, o público pode esperar muita arte, cultura e shows preparados especialmente para a região, pensando na população local. A organização espera a presença de bom público.
O evento seguirá no fim de semana. No sábado (11/12), o show principal fica a cargo do Grupo Tholl, a noite ainda tem show do Grupo Instrumental do CT e do grupo de dança Movimentu’s. No domingo (12/12), o espetáculo principal é o teatro Um Sonho de Natal, que vem recheado de participações especiais. Na noite ainda se apresentam o Coral Infantojuvenil de Teutônia e o Grupo Vocal Cantantes.
Programação variada
O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, destaca que a programação este ano é bastante eclética, com atrações para os diferentes públicos, e que isto será percebido já nas duas primeiras noites. “Há muito trabalho envolvido neste evento e desejaríamos ver as pessoas chegando para participar, para congregar, para partilhar do bom sentimento que o tempo de Natal nos traz”, reforça. Segundo ele, apesar da programação variada, na centralidade de tudo está “a fé e a esperança revelada no menino Jesus”.
Rückert relembra que o Sonho de Natal nasceu do desejo de, justamente, possibilitar um bom programa para a comunidade que quisesse prestigiar uma programação natalina em Teutônia. “Foi um grande desafio para o Grupo Popular de Comunicação e para o Colégio Teutônia viabilizar a organização deste projeto. Como sempre, fiéis patrocinadores entenderam o propósito da coletividade da entrega para nossas comunidades e, junto com parceiros, tornaram esse sonho possível”, afirma.
O diretor afirma que abrir as portas e acolher faz parte do espírito comunitário do CT. “Aqui temos um amplo espaço par tal, aberto, acessível e com possibilidade de atendermos os protocolos sanitários que seguem sendo observados. Abrir as portas é, também, um gesto de gratidão a toda nossa história que celebraremos no próximo ano com os 70 anos do educandário”, aponta.
Ele afirma ainda que é motivo de alegria colocar o CT em favor da cultura, da arte, da tradição e da fé cristã.
Retorno do público
No seu terceiro ano, o Sonho de Natal volta a contar com a presença do público. Em 2020, devido à pandemia, os shows foram feitos por meio de live, sem público presencial. Para Brentano, é fantástico e necessário ter o público de volta. “Os artistas que dependem dos eventos para sobreviver estão retomando, quase, à sua normalidade”, opina.
Ainda assim, o diretor artístico chama a atenção para o fato de que o vírus ainda está circulando. “As pessoas precisam se vacinar, precisam usar máscara, manter o distanciamento. Precisamos ter esse cuidado. Cuidar uns dos outros para que possamos, de fato, ter esses eventos cada vez maiores e com mais presença de pública”, declara.
Ele reforça que ter o calor humano entre público e artistas significa muito para os organizadores. “O evento acontece para as pessoas e, claro, temos que cuidar em primeiro lugar da saúde das pessoas e da nossa saúde. Pedir que as pessoas venham, se divirtam, tragam sua cadeira, sua máscara, se vacinem, e participem desse lindo evento”, finaliza.
Jonas Rückert lembra que foi um desafio no ano passado levar um evento de boa qualidade para a casa das pessoas. E neste ano, será possível reviver as quatro noites de evento presencialmente. “Pensar nas noites do Sonho de Natal repletas de pessoas vivendo a magia do Natal presencialmente neste ano é, por demais, especial”, opina.
Para ele, realizar o evento, ainda que seguindo os protocolos de saúde, dá sentido à condição humana, e à existência. “Afinal, ‘somos gente que gosta de gente’. E todo o período de reclusão, de protocolos rígidos, despertou para a real importância da vida em comunidade”, avalia.
Ele salienta que a intenção é celebrar o Natal com todos os que vierem “para encontros, reencontros e momentos vibrantes com toda a estrutura de som, palco, luzes e atrações culturais”, pontua.
Programação Um Sonho de Natal – Quinta e Sexta
09/12 – Quinta-feira
19h00 – Abertura
19h15 – Apresentação Artístico Cultural dos Estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Teutônia – 1º ao 4º ano
20h15 – Show Natalino com o Grupo Sistema Antigo
21h30 – Show Natalino com o Grupo Tchê Guri
10/12 – Sexta-feira
19h00 – Abertura
19h15 – Apresentação da Orquestrinha Infantojuvenil de Travesseiro
20h00 – Apresentação do Grupo Vocal Amigos de Teutônia
20h30 – Celebração Ecumênica
21h00 – Show do Padre Ezequiel dal Pozzo