No dia 19 de janeiro, o governador Eduardo Leite emitiu alertas para 12 regiões Covid do Estado. No Vale do Taquari, Lajeado recebeu a notificação. O aviso é orientado nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento – Aviso, Alerta, Ação, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.
Os alertas são em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e, consequentemente, potencial aumento de internações em leitos clínicos e de UTI. Nessa quinta-feira (27/1), Lajeado registrou uma nova morte por coronavírus: uma mulher de 88 anos. Ela estava internada no Hospital Bruno Born. O município chega a marca de 223 mortes causadas pela doença, já que ontem (28/1) houve a morte de mulher de 86 anos, internada no HBB desde o dia 23.
Conforme dados da Secretaria de Saúde de Lajeado, o município está com 2.116 casos ativos da doença, o que soma 20.451 casos confirmados. Na quinta-feira, o número de internações no HBB teve uma leve redução. São sete pessoas hospitalizadas com o vírus: duas estão na UTI covid e cinco nos leitos para casos mais leves. Ainda, há quatro pessoas em estado de observação.
Afastamento do trabalho
Também no dia 19 de janeiro, Lajeado criou um documento de declaração de afastamento do trabalho. O registro dá autorização para organizações que realizam exames da Covid-19 indicar que um sujeito está positivado, sem a necessidade de atendimento médico. O objetivo é simplificar o processo de comprovação e, assim, reduzir filas em instituições de saúde.
Teutônia não registra óbito desde novembro
Apesar do crescente número de casos ativos, o município registrou o último óbito em decorrência da Covid-19 no dia 2 de novembro de 2021. O 92º óbito associado ao coronavírus foi de uma mulher, de 84 anos. Ela estava internada no Hospital de Estrela e tinha comorbidades. Até o fechamento desta edição Teutônia oficializou 650 casos ativos e há uma pessoa internada no Hospital Ouro Branco. Trata-se de um homem, de 89 anos. Ele entrou no HOB no dia 27 de janeiro. Outros 405 são considerados em análise pela Vigilância Epidemiológica.
Estrela confirma um óbito neste mês
No dia 14 de janeiro, Estrela completaria dois meses sem óbito em decorrência da Covid-19. Porém, no mesmo dia, registrou uma morte. Trata-se de uma mulher, de 64 anos. Ela estava internada no Hospital São José, em Taquari. O município contabiliza 689 casos ativos e três internações – uma em UTI, uma em leito clínico e um suspeito em leito clínico.