Desníveis na pista deixam trânsito perigoso na Rota do Sol

Buracos e desnivelamentos similares à ondulações entre Estrela e Teutônia causam transtorno e preocupam motoristas

1977
Foto: Ed Moreira

Buracos e desnivelamentos similares à ondulações têm causado transtornos e gerado preocupação aos motoristas que utilizam a Rota do Sol, principalmente quem trafega no sentido Estrela-Teutônia. Na altura do quilômetro 51 da RSC-453, nas proximidades da divisa entre os municípios, registra-se, pelo menos, três pontos de alta periculosidade na via devido à precariedade asfáltica.

No ponto de maior instabilidade, cerca de 500 metros antes da ponte sobre a via-férrea, as ondulações mais elevadas possuem marcas de supostos arranhões da parte inferior dos veículos. Alguns motoristas utilizam o acostamento.
No local, não há nenhuma sinalização do trecho crítico.

Risco iminente

Em contato com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), apurou-se que o trecho está crítico há diversas semanas e agravou com as chuvas da semana passada. Além disso, a guarnição de serviço confirma o risco iminente de acidentes, mediante frequentes reclamações de usuários da via – principalmente motociclista, que alegaram quase ter caído devido aos desníveis em ponto de difícil percepção na condução de motocicleta.

Os policiais militares relataram já terem relatado formalmente a situação da via – em diferentes pontos – para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável da via, mas sem obter retorno. O trecho em frente ao posto da PRE de Teutônia também apresenta graves danificações.

A orientação é de, se houver tempo hábil, acionar o pisca alerta ao transitar pelos trechos, além de encaminhar reclamações aos portais de comunicação da EGR.

- publicidade -