Governo de Estrela cria força-tarefa para atender comunidade na cheia

Com a subida do nível do Rio Taquari ao longo da terça-feira (3/5), várias medidas foram adotadas para minimizar os impactos da cheia

443
Coordenados pela Defesa Civil do município, servidores de todas as secretarias municipais de Estrela reuniram-se para criar uma força-tarefa de auxílio aos desalojados da cheia / Crédito: Defesa Civil de Estrela / Governo de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública, reuniu todas as secretarias municipais para criar uma força-tarefa com o objetivo de atender a comunidade durante o período de cheia.

Desde as primeiras horas da manhã de terça-feira (3/5), as equipes do município percorrem os principais pontos onde são registrados os primeiros alagamentos causados pela cheia do Rio Taquari.

Segundo o secretário municipal de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, o Governo antecipou a organização caso seja necessária alguma intervenção direta junto às famílias das áreas alagáveis. Até o momento 19 famílias tiveram que deixar suas casas, mas nenhuma precisou ser levada para o abrigo no Ginásio Municipal Ito José Snel.

Parte delas mudou-se para um cômodo mais alto, no próprio imóvel, e parte está acomodada na casa de familiares, no Bairro Boa União, elas foram encaminhadas para casa de familiares. “Estamos com toda a logística preparada para dar início ao processo de remoção”, confirma Silva.

Em caso de deslocamento, as famílias serão abrigadas no ginásio localizado no Bairro Oriental. Porém, até o momento nenhuma precisou ser encaminhada ao local. Silva afirma que já foi feita a reserva de caminhões com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, na qual a equipe também está atenta para realizar a retirada emergencial.

Durante toda a madrugada de quarta-feira e enquanto ocorrer a subida do Rio Taquari, as equipes do município seguiram na retaguarda, acompanhando a movimentação.

Ruas e estradas interditadas
Rua João José Schonarth;
Albino Francisco Horn; Estrada Boa Vista;
Ponte Tangara – que liga a Estrada da Boa Vista com a Rua Nicolau T. Hoss, na localidade de Novo Paraíso –
Rua Mathias Petter Sobrinho.
Rua João Lino Braun, que liga o Bairro Boa União à localidade São José, na “Ponte de Ferro”

O Parque Municipal da Lagoa também foi interditado à visitação, uma vez que o nível do Rio Taquari subiu, cobrindo a rampa de acesso aos veículos náuticos. A estrada municipal Antonio Barth, que passa nos fundos do Parque Princesa do Vale, ligando o Centro de Estrela à localidade de Arroio do Ouro, foi a última a precisar ser fechada.

Famílias retiradas
Até o fim da tarde desta terça-feira foram desalojadas apenas duas famílias, moradoras do Bairro Boa União.

Criação do abrigo
As equipes limparam o Ginásio Municipal Ito João Snel, no Bairro Oriental, preparando o espaço para receber os desabrigados e desalojados, caso seja necessária a remoção.

- publicidade -