Existe xis salada, coração, calabresa, frango e até xis doce. As variedades são muitas. Mas você já comeu xis prensado com um ferro de passar roupa? Essa curiosidade está disponível na Festa de Maio e viralizou nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais.
O responsável pela criação é Eliandro, residente em Balneário Pinhal e proprietário do Porrada Lanches. Ele explica a ideia. “Nós estávamos em um evento em São Leopoldo e lá o pessoal perguntava: ‘Tem bife bem passado? Tem bife malpassado?’. Eu respondia: ‘Não tem bem passado pois não temos ferro’. Assim surgiu a ideia, de uma brincadeira. Na mesma tarde fui no centro da cidade e comprei um ferro”, detalha.
De acordo com o criador, independente do evento, sempre repercute muito. Na Festa de Maio é a sétima participação; primeira em que o ferro está presente. “Além de consumir, o público tira foto, faz vídeo. Acaba sendo o nosso marketing. O público está muito bom. Ótimo movimento”, afirma.
Conforme o Corpo de Bombeiros de Teutônia, a responsabilidade higiênica é da Vigilância Sanitária. Eles alertam, no entanto, para o risco de curto-circuito.