EMEF Leopoldo Klepker lançará livro com poemas de alunos do EJA, em Teutônia

856
Emef Leopoldo Klepker realizou projeto com alunos do EJA

“A poesia é um estado de alma onde a pessoa se projeta. Escrever um poema é quase um resumo da vida, se coloca tudo que é sentimento”, é o que define Ricardo Maurício da Silva, coordenador escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia.

Para ele, colocar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do educandário, em contato com a poesia, a beleza das palavras e o uso delas, é um incentivo ao aprendizado dos educandos, pois possibilita “colocar para fora” seus sentimentos e trabalhar bloqueios que dificultam os estudos.

Pensando nisso, o coordenador, que também é formado em Letras, propôs uma ideia para realizar com as turmas do EJA. Cada aluno escreveria sua própria poesia inspirada em seu contexto. Isso trouxe diversidade aos trabalhos que apresentaram diferentes inspirações, como por exemplo do rap.

Após discutir o projeto com o professor de Português, Douglas Eraldo dos Santos, dos alunos da noite e à direção da escola, o projeto foi levado às salas de aula.

Ao todo, quatro turmas participaram. Apesar de, no início, ter encontrado alguma resistência, grande parte dos alunos do 6º ao 9º ano, escreveram seus poemas. Santos introduziu o estudo dos tipos poesia e seus autores, para orientar e preparar os alunos para escrever e desenvolver suas próprias declarações. Finalizadas as obras, elas foram recolhidas e a produção do livro dos alunos do EJA está quase finalizada.

Silva comenta sobre a dificuldade dos professores de trabalhar com os alunos por sua diferença de faixa etária. “São alunos que já passaram do seu tempo normal de estudo, mas também tem muitos alunos de 15 anos sem a maturidade essencial, e eles se misturam com alunos mais velhos. A linguagem não é a mesma. Então os professores sofrem desafios grandiosos para manter o bom andamento das aulas em termos de disciplina e também em termos de aprendizagem”, explica.

O educador frisa a importância de promover a confecção de um livro em uma escola, sobretudo no EJA de uma escola municipal. “É um fato raro, a gente deve realmente divulgar e mostrar o que a nossa juventude tem”, aponta.

A finalização e o lançamento do livro dos alunos do EJA estava previsto para o mês de julho, mas já foi entregue pela gráfica nesta semana. A nova data de lançamento será decidida em reunião nesta quarta-feira (15/6).

O projeto também foi introduzido na escola Dom Pedro I da Linha Clara, com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. A divulgação do livro está prevista para o mês de julho.

Livro será lançado em julho / Crédito da foto: Ricardo Maurício da Silva / Divulgação
- publicidade -