Projeto “Bula dos Alimentos” aborda pesquisa e classificação de alimentos nas escolas em Lajeado

389
Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, realiza o projeto “Bula dos Alimentos” com turmas do 6º ano de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do município. O projeto tem objetivo de estimular a autonomia dos adolescentes na alimentação e desafia os estudantes a pesquisarem e classificarem os alimentos estudados. A iniciativa segue até agosto.

O trabalho será realizado nas aulas de Ciências com acompanhamento dos professores. Os alunos utilizam os chromebooks e trabalham em conjunto com documentos compartilhados com todos os integrantes dos grupos. As turmas são divididas em cinco grupos, no qual cada um é responsável por estudar um alimento.

A nutricionista da Secretaria da Saúde (Sesa) de Lajedo, Luana Maria Wollinger, explica que os alunos são desafiados a pesquisar a composição nutricional, indicações de consumo, contraindicações, efeitos colaterais e o nível de processamento de cada um deles, classificando com tarjas verdes para alimentos in natura, vermelhas para alimentos processados e pretas para alimentos ultraprocessados.

Luana comenta que com a composição nutricional, as indicações e as contraindicações, os alunos já podem avaliar o que consumir e o quanto aquele alimento pode ou não ser prejudicial, por isso a classificação por tarjas. “Ao final do projeto, também vamos reaplicar um questionário, que foi feito no início, para avaliar se houve mudanças nos hábitos alimentares”, discorre.

Atividade em sala de aula
Durante a aplicação do projeto, as nutricionistas que acompanham os alunos demonstram exemplos de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, entregam materiais de apoio e orientam os alunos.

Para o professor de Ciências do 6º ano da EMEF Porto Novo, Diógenes Gewehr, o projeto complementa o que é estudado em sala de aula. “Fazemos relação com assuntos sobre o meio ambiente, a importância da água, o reaproveitamento e a redução de desperdícios. Percebemos que os alunos estão repensando a forma de se alimentar”, pontua.

O grupo dos alunos Arthur Pavan, Eduardo Strada e Felipe Vergani ficou responsável por pesquisar o arroz e o feijão. Arthur conta que descobriram que os dois alimentos se completam, são nutritivos e podem prevenir doenças. Eduardo relata que já prestava atenção nos alimentos por influência da irmã que cursa nutrição, mas que está gostando de estudar, conhecer e classificar os alimentos.

Conheça o projeto
O Projeto Bula dos Alimentos visa estimular a autonomia dos adolescentes na escolha dos alimentos, de uma forma saudável e nutritiva para o corpo. O projeto incentiva a busca por conhecimento dos nutrientes de alguns alimentos, o estudo sobre o consumo alimentar, práticas culinárias, práticas culturais e sociais envolvendo os alimentos, bem como o efeito do seu consumo no organismo.

O projeto abrange alunos das turmas de 6º ano das EMEFs Porto Novo, Lauro Mathias Müller, Vida Nova, São Bento e Francisco Oscar Karnal.

Ao final do projeto, ainda na escola, a partir da bula concluída, a ideia é confeccionar cartazes e demais formas de apresentações do projeto em feiras de ciências e amostras.

Para avaliar a efetividade da ação, um questionário foi aplicado no início das ações e outra no final. O questionário será respondido pelos alunos.

- publicidade -