Dois teutonienses, Gustavo Lindemann (16) e Oberdan Brune (15) representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2022. A competição inicia nesta sexta-feira (2/9) e se estende até o dia 17 de setembro, em Aracaju, Sergipe. Gustavo é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Freire de Andrade e Oberdan é aluno do Colégio Teutônia. Os dois jovens treinam com a Equipe de Atletismo do Colégio Teutônia e conseguiram a classificação após venceram o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS).
Gustavo disputará o título do lançamento de disco. Na etapa estadual, disputada em Porto Alegre, o jovem fez sua Personal Best (melhor marca) – 35 metros. “Estou bem, não estou nervoso. Sei que a medalha é difícil, mas vou fazer o meu melhor e melhorar minha marca”, destaca o atleta. Gustavo treina desde julho de 2021 no Colégio Teutônia.
Os familiares e amigos sentem-se orgulhosos do jovem representar o estado, o Gomes Freire e também a cidade de Teutônia. “É um garoto que tem muito potencial. Tomara que isso que ele está fazendo, independente dos resultados, anime outros jovens a tentar outras práticas esportivas dentro do atletismo” comenta o pai de Gustavo, Juliano Lindemann.
A mãe do jovem, Daiana Corrêa, diz que Gustavo sempre gostou de esportes desde criança. “Começou no futebol e não deu muito certo. Logo veio o Muay Thay aos 6 anos, em que ele gostou e se encontrou, logo já conheceu o Jiu-Jitsu, em que está até hoje e já é Faixa Azul. Há um tempo resolveu ir ver as aulas de atletismo que um colega convidou. Gostou tanto que está aí hoje, competindo e levando o nome de sua escola para fora do Rio Grande do Sul”, conta Daiana.
Segunda participação
Oberdan já participou no ano passado e conquistou o título do hexatlo na categoria 12 a 14 anos. Neste ano, disputará o título do pentatlo, uma prova combinada com salto em altura, distância, arremesso de peso, 100 metros com barreiras e 800 metros rasos, na categoria 15 a 17 anos.
“É uma alegria muito grande por ser pai e treinador de atletismo de longa data. Ele começou com uma idade bem precoce. Ficamos felizes por ele conseguir esses resultados porque no início ele tinha bastante dificuldade por ser mais baixo e entrocadinho. Há uns dois anos, ele deu um estirão e conseguiu um bom rendimento, mas também por persistência dele e incentivo nosso. Ele está colhendo os frutos de seus treinamentos”, avalia Laudenor Brune, pai de Oberdan.
Experiência enriquecedora
Iurquen Roese, treinador de Gustavo e Oberdan acredita no potencial dos garotos e que retornarão à Teutônia com uma grande bagagem de experiências. “Temos boas perspectivas de ambos. O Gustavo tem tudo para melhorar a marca dele. Ele tem condições de lançar 38 a 40 metros. O Oberdan também. É o primeiro ano na categoria 15 a 17 anos, ele tem 15 anos, a categoria vai até 17 anos, então acaba que fica um pouco em desvantagem de quem tem 17 anos. Ambos poderão participar novamente da competição em 2023. Estarão com mais experiência e mais competitivos”, avalia Roese.
Para saber mais
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e reúne os melhores do país. Cerca de 3 a 4 mil jovens participam da etapa nacional. Além das provas, a organização procura desenvolver o espírito esportivo, formar cidadãos e a conscientização do não uso de substâncias proibidas no esporte.