Teutônia, Poço das Antas e Westfália lançam Jogos Escolares Intermunicipais

O pontapé inicial será nesta sexta-feira (9/9). Teutônia sedia a modalidade de futsal nos ginásios esportivos SER Gaúcho e Colégio Teutônia

516
A cerimônia de lançamento contou com palestra do atleta paralímpico, Denilson Souza / Crédito: Carla Beckmann

Os Jogos Escolares Intermunicipais (JEI) entre Teutônia, Poço das Antas e Westfália foram lançados oficialmente na noite desta quinta-feira (8/9). O auditório da Cooperativa Sicredi Ouro Branco sediou o evento. Diretores, professores, organização e autoridades prestigiaram o lançamento. O evento conta com a organização de Pivi Arbitragem e patrocínio da Cooperativa Sicredi.

Cada cidade sediará uma modalidade esportiva. O pontapé inicial será nesta sexta-feira (9/9). Teutônia vai sediar a etapa classificatória da modalidade futsal. Os jogos ocorrem durante todo o dia nos ginásios esportivos SER Gaúcho e Colégio Teutônia. Estarão envolvidas 28 equipes, masculina e feminina, de 11 escolas de Teutônia, Poço das Antas e Westfália.

Poço das Antas sediará os jogos da modalidade voleibol no dia 7 de outubro. Os confrontos ocorrerão no Ginásio Municipal e no Cebovi. E Westfália será palco das provas do atletismo no dia 27 de novembro, no Parque Municipal de Eventos.

As finais do futsal e do vôlei serão no dia 19 de novembro, na Associação de Funcionários da Languiru, em Teutônia. O atletismo, por se tratar de um esporte individual, será disputado em apenas um dia, sem etapa final.

“Coisa boa quando podemos trabalhar em conjunto, isso é uma forma de cooperação. Agradeço em poder mais uma vez apoiar um evento escolar. Tenho certeza de que os três municípios realizam uma educação de primeiro mundo. Sabemos que será através da educação que faremos um mundo melhor”, destaca Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco.

O organizador do evento, Jair Roberto Welter “Pivi”, definiu o momento de lançamento com a palavra gratidão. “Gratidão pelos municípios que me convidaram, secretarias que acreditaram em mim e ao Sicredi que apoia nas horas boas e ruins. Pode ter certeza, empenho da minha parte não vai faltar. Vamos fazer uma primeira competição, mas vamos torná-la anual e, a cada ano, acrescentar uma nova modalidade”, frisou.

“Parabéns pela iniciativa, vocês trarão grandes emoções para nossos alunos. O que interessa na vida da gente? Deixar marcas boas e ajudar na felicidade dos outros. Muitas das nossas ações são pensadas juntas, pois temos características semelhantes. Estamos de parabéns na educação e demais áreas. Somos um Vale em destaque”, salientou a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena acredita que a educação e o esporte andam juntos. “Parabéns a todos que fazem parte desse grupo e tocaram esse projeto”.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck encerrou o momento de pronunciamentos. “Quem me conhece sabe da minha alegria, de nós, em conjunto, construirmos esses jogos. Tenho absoluta certeza que vai vingar. Precisamos dessa disputa no bom sentido para termos cidadãos mais tranquilos e que saibam ganhar e perder. O esporte faz isso. Eu sei que a educação e o esporte mudam a vida das pessoas. Quando nós fazemos juntos, todos ganham. A força de um ajuda a motivar o outro”, destacou.

Superação sem limites

O lançamento contou com a palestra do atleta paralímpico, Denilson Souza (45), natural de Santa Maria. Ele é militar do exército na reserva, palestrante e idealizador da Campanha Paratleta (tampinhas e lacres de alumínio) e Campanha de Cartelas de Remédios Paratleta (blisters). No dia 27 de outubro de 2006, Denilson sofreu um acidente após cair de um telhado. Devido à queda, ele fraturou a coluna e, desde então, a cadeira de rodas passou a ser sua melhor amiga.

Atualmente, Denilson é conhecido pela vivência em vários esportes adaptados, como basquete, handebol, bocha e tiro com arco sobre cadeira de rodas, paracanoagem, paraciclismo, padel adaptado, kart adaptado e tênis de mesa.

Em 2009, sua motivação e paixão pelo esporte fizeram Denilson alçar voos mais altos. Neste ano, foi convocado para integrar a seleção brasileira de handebol sobre cadeira de rodas.

Denilson também é presidente da Associação Santamariense Paradesportiva (Assampar).

O palestrante recordou de sua estreia na paracanoagem, que foi na Lagoa da Harmonia, em Teutônia. Ele iria disputar duas provas. Na primeira, ele perdeu a largada. A segunda prova foi cancelada por conta da chuva intensa.

- publicidade -