
O segundo governo de Eduardo Leite terá representantes do Vale em seu primeiro escalão. Três secretários estaduais são naturais do Vale do Taquari. Carlos Rafael Mallmann e Marjorie Kauffmann permanecem à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e de Meio Ambiente e Infraestrutura, respectivamente. Já Simone Stülp assume na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Conheça os secretários:
Carlos Rafael Mallmann
Carlos Rafael Mallmann é natural de Estrela. Foi prefeito de 2013 a 2020, por dois mandatos, da cidade. É graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), pós-graduado em Controle e Monitoramento da Gestão Pública pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Direito Administrativo pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
Também atuou na iniciativa privada, na Assembleia Legislativa e no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Coordenou o programa Pavimenta e está à frente Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano desde abril de 2022.
Em suas redes sociais, Mallmann disse ter recebido o convite para continuar no cargo com muita alegria e compromisso. “Trabalharei com muito afinco na defesa dos municípios gaúchos e na implantação das políticas públicas estabelecidas pelo governo”, declara. Agradeceu ainda o apoio dos servidores da pasta, de deputados, do prefeito de Estrela, Elmar Schneider e de sua família.
Marjorie Kaufmann
Marjorie Kaufmann é natural de Lajeado. Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente (2017-2018) de Lajeado. Presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022. Apresentou projetos do Rio Grande do Sul para o ambiente na COP27, realizada em novembro de 2022, no Egito.
Em suas redes sociais, após a posse, disse que o ano iniciou com a renovação dos compromissos com a Secretaria. “Que possamos seguir escrevendo esta história, obrigada a todos que até aqui estão presentes ou representados. Começou 2023”, pontua.
Simone Stülp
Simone Stültp é natural de Encantado. Formada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia e pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, diretora do Tecnovates, de Inovação e Sustentabilidade da Univates e de Inovação da Acil.
Em Lajeado, atuou como articuladora do movimento Pro_Move. Foi diretora Administrativa da Rede de Ambientes de Inovação do RS (Regin) e presidiu o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Simone disse que foi uma Foi uma grande e grata surpresa receber o convite. Fiquei muito feliz e honrada, principalmente porque é sinal de que o trabalho que vínhamos desenvolvendo está no caminho certo”, avalia.
Diz que é essencial ter uma mulher à frente da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, que é uma área cada vez mais ocupada por mulheres. “O secretariado do governo Eduardo Leite, na atual gestão, é composto por nove mulheres até o momento, e também vejo nisso uma sinalização importante a respeito da equidade de gênero. É uma alegria imensa fazer parte disso e contribuir para a proposição de novos caminhos no desenvolvimento do nosso estado”, conclui.