Rafael Mallmann sinaliza criação de aglomerado urbano dos Vales

Em seu segundo ano à frente da pasta, político se diz satisfeito com andamento dos projetos.

592
Definição traria ao Vale mais benefícios por parte do Estado. Créditos: Lucas Leandro Brune

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (18/1) para o programa Espaço Aberto, o ex-prefeito de Estrela e atual Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, fez um panorama sobre os R$ 380 milhões investidos em todo o estado com os programas Avançar e Pavimenta, dos quais R$ 28 milhões vieram para o Vale do Taquari.

Mallmann, que recebeu o convite para chefiar a pasta em abril de 2022 pelo então governador Ranolfo Vieira Júnior, agora permanece no cargo a pedido de Eduardo Leite. “Nossa secretaria foi vitaminada com a restruturação administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa, e nossas funções cresceram muito. É com muita satisfação que fico à frente do programa Pavimenta, que para mim é um dos grandes programas municipalistas do governo, permitindo essa ligação das prefeituras com o Piratini”, comenta.

Quanto aos projetos no Vale do Taquari, o secretário citou a conclusão do acesso asfáltico noCristo Protetor, em Encantado, o recapeamento da Ladeira Mãe, na Lagoa da Harmonia, e da rua principal de Imigrante, a interligação asfáltica na Linha Ano Bom, entre Teutônia e Colinas, as melhorias entre os bairros Marmitt e das Indústrias, em Estrela e o trevo de acesso de Posses, em Fazenda Vilanova, entre outras.

O ex-prefeito também salientou os próximos projetos e desafios a serem desenvolvidos pela pasta junto ao governo. Uma das pautas é a articulação entre os Vales do Taquari e Rio Pardo para que possam se tornar um aglomerado urbano.

“A Sedur é a antiga Secretaria de Apoio aos Municípios, fazendo hoje o fomento de dois grandes eixos: as regiões metropolitanas (Porto Alegre e Serra) e os aglomerados urbanos (Litoral Norte e Zona Sul – região de Pelotas). Com a união dos Vales definida por lei, será possível a Sedur entrar com trabalho de governança, auxílio na questão territorial e no transporte coletivo intermunicipal”, comenta.

Mallmann acredita que a saída de municípios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a criação da Associação dos Municípios do Alto do Vale do Taquari (Amat) veio para fortalecer os grupos. “A Amvat com 37 municípios tinha muitas demandas, que acabavam não sendo cumpridas. Com a divisão, essas reivindicações se tornam mais específicas. Não tenho dúvidas que o Vale estará unido novamente muito logo”, complementa.

O secretário comentou ainda sobre a importância da discussão conjunta sobre as concessões das rodovias cujos serviços, segundo ele, precisam condizer com os investimentos. “O serviço que a EGR presta não é adequado. Está muito claro para todos que precisamos dialogar e fazer ajustes necessários para minimizar os impactos nos municípios. Temos um novo secretário vindo de Brasília que é muito qualificado no assunto, o que irá nos beneficiar nessa questão”, pontua.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo. Mais detalhes da entrevista na edição impressa da Folha Popular deste sábado (20/1).

- publicidade -