Corpo de Bombeiros Militar faz balanço do primeiro mês da Operação RS Verão Total

305
Não houve registro de óbitos nas áreas onde os guarda-vidas atuam / Crédito: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini / Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) fez o balanço de dados do primeiro mês da Operação RS Verão Total 22/23. A ação completou 30 dias nesta terça-feira (17/1).

O primeiro período engloba as festas de fim de ano e exige maior atenção do comando da maior operação da corporação. Até o momento, houve 384 resgates e salvamentos – um aumento de 53% em comparação com a última operação –, mesmo que tenham ocorrido 102.505 atividades preventivas (silvo de apito).

Segundo o chefe de Operações da 6ª Operação RS Verão Total, tenente-coronel Isandré Antunes, os banhistas tem mostrado uma postura mais agressiva nas praias e no banho de mar, o que reflete no aumento dos números e em maiores intervenções físicas dos guarda-vidas, que precisam realizar o salvamento.

Outro número considerado alarmante é o de pessoas encontradas: 597 pessoas, em sua grande maioria crianças, representando um aumento de mais de 60%. O dado é creditado ao uso excessivo do celular na beira da praia, por parte dos pais e responsáveis, que se distraem e perdem as crianças de vista.

As ocorrências com águas-vivas também se destacam. Foram realizados 15.069 atendimentos na beira da praia. O crescimento de 20% nos casos de queimaduras com os animais marinhos é atribuído ao mar mais limpo e quente.

O número de maior preocupação para o CBMRS é o de óbitos fora de área balizada (com a presença de guarda-vidas na prevenção) para banho na temporada 22/23. Até o momento, foram 31 mortes no Estado, todas em áreas não delimitadas para banho, 28 em águas internas e três no litoral.

Nas áreas balizadas, não houve óbitos. Por isso, fica o sinal de alerta para a população: procure sempre um local com a presença do guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros tem realizado o Projeto Guarda-vidas Mirim nas praias do litoral e águas internas do Estado, para diminuir os casos e incentivar melhor conduta das pessoas.

Visando mudar a cultura prevencionista da população, o projeto abrange crianças de seis a 12 anos, ensinando boas condutas na beira da praia, como o banho seguro na presença dos guarda-vidas, através de brincadeiras e dicas que valem também para os pais e responsáveis presentes durante a execução do projeto.

Na temporada de verão, o Corpo de Bombeiros Militar já formou 392 guarda-vidas mirins, que auxiliam os profissionais na fiscalização das boas práticas de banho seguro.

- publicidade -