Palestra internacional abre ano letivo 2023 de Lajeado

O retorno às EMEFs ocorre nesta quinta-feira (16/2).

437
António Nóvoa é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa. Créditos: Laura Mallmann/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado promoveu, na manhã desta segunda-feira (13/2), a Abertura do Ano Letivo 2023 da Rede Municipal de Ensino. O evento foi marcado pela palestra do português António Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea e referência internacional em educação.

O evento ocorreu no salão social do Clube Tiro e Caça e reuniu cerca de 800 pessoas, entre professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e autoridades da área.

A palestra teve como tema “Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar – Escola Pública de Qualidade”. Segundo Nóvoa, nunca antes houve um momento em que se falou tanto em transformação da educação. “E estamos por viver a maior transformação da história. Os protagonistas dessa transformação, que estão no centro disso, são os professores, que possuem grandes responsabilidades e desafios. A educação só poderá ter o poder transformador se ela própria se transformar”, afirmou.

Organização

Perguntado sobre qual o principal papel do professor na sala de aula, Nóvoa respondeu: “A principal missão do professor é ser capaz de organizar o trabalho dos alunos. Nós queremos que os alunos trabalhem na escola. Não queremos que estejam para ouvir o professor, mas sim que eles façam projetos, desenvolvam temas, realizem pesquisas uns com os outros com o apoio dos professores. Então, a principal missão é o professor dizer: minha missão principal não é dar aulas, mas sim organizar o trabalho dos alunos”.

Pertencimento

O Reitor Honorário comentou ainda que o professor precisa dar um sentimento de pertencimento ao aluno. “Muitas vezes eles estão na escola, mas não pertencem a ela. Seus espíritos não estão lá, seus interesses não estão lá e eles ficam distraídos. É preciso construir um sentimento para que ele pertença àquele espaço, e é por isso que a ideia do trabalho é tão importante. Não é tanto dizer para o aluno ‘tens que ter atenção, tens que me ouvir, tens que estar em silêncio’, mas sim ‘vamos trabalhar algo coisa que você goste, vamos trabalhar alguma coisa que seja interessante e que te traga algum desejo ou vontade’. A partir do momento que você conseguir trazer o aluno para o pertencimento, você vai reconstruir esse vínculo”, pontuou.

Transformação

Segundo Nóvoa, sabemos o que é preciso fazer, mas muitas vezes não temos condições e ferramentas para tal. “Mas é preciso começar por transformar os ambientes educativos. Vamos trabalhar em bibliotecas, em espaços mais amplos. Não é para que os alunos trabalhem menos, mas sim para que façam e se esforcem ainda mais. E só podemos pedir se eles sentirem que o esforço transforma qualquer coisa em algo motivador. Esse é o desafio que temos pela frente: construir novos ambientes educativos. A consciência da necessidade da mudança é grande e é preciso dar o primeiro passo”, finalizou.  

Conforme a secretária de Educação Adriana Vettorello, o tema da palestra vem ao encontro do proposto pela pasta, que é “Educação é a chave para a transformação”. “Esse tema não foi proposto por acaso, e sim a partir de conversas com diferentes profissionais. E ele tem três propósitos: protagonismo coletivo, repensar a organização dos tempos e espaços nas escolas e a formação continuada do nosso professor. Tudo isso para termos uma educação ainda mais eficiente e relevante”, destacou.

O retorno dos cerca de 6,2 mil alunos às EMEFs de Lajeado ocorre nesta quinta-feira (16/2). Já as aulas nas EMEIs iniciaram no dia 6.

O palestrante

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é autor de mais de 150 publicações editadas em 12 países, entre livros, capítulos e artigos, faz suas pesquisas sobre história e psicologia da educação e formação de professores. É reconhecido como um dos maiores conhecedores internacionais do repertório da área da educação, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul.

- publicidade -