Amador de Estrela começa com retorno de clubes e reedição da final do ano passado

597
Jornada de abertura recoloca frente a frente os atuais campeão e vice / Crédito: Rodrigo Angeli / Divulgação

O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Estrela começa neste domingo (12/3). O campo do XV de Novembro, na Linha Lenz, será palco da abertura da competição, que retornou no ano passado após 10 anos. O primeiro jogo começa 13h45 com reestreantes – União x São Luís. União da Boa União é o maior campeão do Amador de Estrela. São Luís retorna à competição após 12 anos.

O segundo jogo será uma reedição da final do ano passado – Atlético Estrelense e Aimoré. As equipes entram em campo a partir das 15h45. Atlético Estrelense é o atual campeão. Aimoré também já conquistou o título do Amador de Estrela.

A primeira rodada será completada dia 19, na Linha Geraldo, com as partidas Amigos do Dossul x Arroio do Ouro; e Geraldense x Costão. Não haverá cobrança de ingressos nos locais dos jogos.

Neste fim de semana entram em campo apenas quatro equipes, mas estão confirmados na competição oito clubes: Grêmio Esportivo Atlântico (Costão); Grêmio Esportivo Geraldense (Linha Geraldo); Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré (Delfina); Atlético Estrelense (Bairro Moinhos); Sociedade Esportiva União (Bairro Boa União); Amigos do Dossul (Bairro das Indústrias); São Luís e Arroio do Ouro, estes respectivamente das localidades do mesmo nome. De acordo com a organização, 224 atletas das mais variadas idades e experiências estão inscritos.

O retorno

Marcelo Klafke é o técnico do São Luís, que retorna à competição após 12 anos. Ele fez parte da comissão técnica do vice-campeão Aimoré no ano passado. “Queremos um campeonato para interagir com os atletas e as pessoas dos demais clubes e comunidades no melhor espírito possível. O resultado final é uma consequência do nosso trabalho e do dos outros. Mas acredito no apoio da nossa equipe, que batalhou para que pudéssemos participar, por isso também esperamos uma boa campanha”, analisa.

Charlyn Ortiz é diretor da Sociedade Esportiva União, clube que leva o legado de ser o maior campeão do Amador de Estrela até o momento. “Queríamos ter participado já no ano passado, mas não conseguimos. Agora sim. Estamos felizes porque é algo que faz muito bem para a cidade, para quem gosta de futebol, dessa integração, e esperamos fazer um campeonato de bom nível”, deseja.

O reencontro

Dione Oliveira, técnico do Atlético Estrelense, atual campeão, fala da expectativa para a competição deste ano. “Não será fácil. Mas vamos correr mais uma vez por fora para quem sabe buscarmos o bi. Quanto ao jogo, sabemos bem da dificuldade que é jogar contra o Aimoré. Há ainda a questão ser estreia, o que sempre reserva surpresas, tensões, mas estamos unidos, fortes, e vamos tentar iniciar a caminhada rumo ao bi com os três pontos”, avalia.

Já Elton José Steffens, o “Pirulin”, técnico do Aimoré, comenta: “Estamos e devemos ficar felizes. Primeiro pelo fato de o campeonato ter sido retomado, e agora engatar sua segunda edição, ainda mais forte e organizado. Feliz também pelo Aimoré se fazer mais uma vez presente em campo. Montou uma equipe com a mesma base do ano passado. Acredito que melhoramos em alguns setores e espero que, já na reedição da final do ano passado, inicie com o melhor resultado possível”, observa Pirulin que já soma 40 anos de história no amador.

Fórmula de Disputa

Equipes jogarão todas contra todas, em turno único. A disciplina será fator determinante na fase decisiva do campeonato, sendo a única vantagem que o clube poderá levar ao mata-mata. Da fase classificatória sairão os confrontos do mata-mata nas quartas de final (1ºx8º; 2ºx7º; 3ºx6º; 4ºx5º); que ocorrerão em jogo único, na casa das duas equipes que na primeira fase serão mandantes em apenas uma rodada (Amigos do Dossul e Arroio do Ouro). Em caso de empate, os times melhores colocados na primeira fase têm a vantagem. Nas semifinais, também em jogo único, e na decisão – partidas de ida e volta –, a disciplina passará a ser critério de mando de campo. Em caso de empates, a vaga na decisão e o título serão decididos nos pênaltis. A princípio, finais dias 11 e 18 de junho. Nas datas de 9 de abril (Páscoa), 14 de maio (Dia das Mães) e 21 maio (Mayfest) não haverá rodada.

MUNICIPAL DE ESTRELA 2023

1ª rodada – 12/3 – Linha Lenz

13h:45 União x São Luís

15:45 Atlético Estrelense x Aimoré

1ª rodada – 19/3 – Linha Geraldo

13:45 Amigos do Dossul x Arroio do Ouro

15:45 Geraldense x Atlântico

- publicidade -