Hospital Estrela alerta sobre lotação na emergência

Em janeiro, o percentual de atendimentos da classificação azul e verde (casos de menor gravidade) foi de 47%. Em fevereiro, subiu para 54%.

645
Hospital Estrela da Divina Providência Crédito: AI

Com lotação Hospital Estrela alerta que a Emergência é para casos graves. Em fevereiro deste ano, a Emergência do Hospital Estrela da Divina Providência teve um aumento significativo no número de atendimentos de casos que não são de urgência ou emergência. Em janeiro, o percentual de atendimentos da classificação azul e verde (casos de menor gravidade) foi de 47%. Em fevereiro, subiu para 54%.

A instituição constata que a população ainda não sabe com clareza onde buscar atendimento, de acordo com os sintomas apresentados pelas pessoas. Assim, vão direto para a Emergência do hospital. De abril a julho, em função das doenças respiratórias, normalmente, a Emergência tem um aumento sazonal de pacientes. Então, é preciso saber onde ser atendido, para evitar a lotação dos espaços de saúde. Nesses casos é recomendado ir no Pronto Atendimento 24 horas ou nas unidades básicas de saúde.

Quais os atendimentos realizados na Emergência?

A emergência atende casos graves. São eles: parada cardiorrespiratória, AVC/derrame, infarto, reações alérgicas severas, falta de ar, intoxicação, acidentes de trânsito, queimaduras, fraturas e ferimentos de armas brancas. O local funciona 24 horas por dia, sete dias na semana.

Sintomas leves

O Pronto Atendimento 24 horas recebe pacientes com sintomas menos graves, como febre, dores de cabeça, cólicas renais, alteração na pressão arterial, dores em geral, infecção urinária e machucados de baixa complexidade. O atendimento é diário, inclusive aos finais de semana.

Tratamentos e outros atendimentos

Para tratar doenças como diabetes, hipertensão, fazer acompanhamento pré-natal, curativos, aplicação de injeção e retirada de pontos, o atendimento deve ser feito nas unidades de saúde. O funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nestes locais, também são feitas a renovação de receitas e a retirada de medicamentos.

- publicidade -