Teutônia, Westfália e Poço das Antas recebem dados preliminares do Censo 2022

Informações foram repassadas pelo coordenador do IBGE de Lajeado, responsável por 24 municípios da região.

342
Estiveram presentes representantes dos municípios e de entidades como o STR. Créditos: Camille Lenz da Silva

Após quase oito meses de coleta de dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai, aos poucos, divulgando dados preliminares do Censo Demográfico 2022. A atividade, que inicialmente deveria durar três meses – agosto, setembro e outubro -, foi estendida, principalmente, por falta de equipe para o recenseamento, segundo o coordenador do IBGE da região de Lajeado, Paulo Hamester.

E na manhã desta quinta-feira (23/3), na Câmara de Vereadores de Teutônia, Hamester apresentou os dados oficiais preliminares dos municípios de Teutônia, Poço das Antas e Westfália relativos a domicílios e população.

O IBGE de Lajeado atende 24 municípios no Vale do Taquari, e os dados de todos os municípios atendidos estão na soma ao final das tabelas, em preto. Hamester aponta que as informações das demais cidades serão apresentadas em reuniões específicas. Na tarde de hoje, foram apresentados os dados de Estrela, Colinas e Imigrante.

Planilhas foram apresentadas na manhã desta quinta-feira. Créditos: IBGE Lajeado/divulgação

Domicílios

Conforme a tabela, segundo Hamester, os três municípios citados tiveram aumento nos domicílios particulares ocupados registrados. De 2010 a 2022, houve uma variação de 22% em Poço das Antas, 28% em Westfália e 37,3% em Teutônia.

O último município, porém, é o que mais possui residências ocupadas que ainda não foram recenseadas (231). O coordenador explica que houve muitas negativas de moradores. “O Censo começou em um período pós-pandêmico, em que as pessoas estão mais fechadas, receosas. Além disso, passamos por uma eleição conturbada, com muitas notícias falsas e desconfiança das instituições públicas. Algumas pessoas também têm medo de que os dados coletados pelo IBGE serão cruzados com a Receita Federal, por exemplo. Porém, isso não ocorre, e as leis nos amparam”, aponta.

Os domicílios vagos dizem respeito a imóveis onde não há pessoas morando, como em casas disponíveis para aluguel, por exemplo. Já os de uso ocasional se referem a locais que não sejam moradias oficiais, como chácaras e sítios.

Segundo os dados, 83.043 domicílios particulares estavam ocupados em 2010 na região do IBGE de Lajeado. Em 2022, esse número subiu para 108.729, um aumento de 30,9%.

População

Quanto à população, Hamester cita que as três cidades registraram crescimento populacional. Em dezembro de 2022, o IBGE Lajeado encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que Poço das Antas tinha uma população de 2.152 habitantes, ante a 2.017 em 2010. Westfália tinha 3.096 habitantes, contra 2.793 em 2010, e Teutônia possuía 32.776, ante os 27.272 de 12 anos atrás.

Na linha ao lado, se lê “população imputada extraoficial”. Segundo Paulo, este é um cálculo baseado no número de residências que não foram recenseadas. “Em Teutônia tivemos 231 domicílios não entrevistados. Fiz um cálculo não oficial para que as pessoas aqui presentes tenham uma ideia de até onde os municípios podem chegar com base nas pessoas não recenseadas”, explica.

No total dos 24 municípios abrangidos, sem considerar as 2.786 residências não entrevistadas, em 12 anos houve aumento de 15% na população.

Reta final

Segundo Hamester, pessoas que não foram recenseadas podem se manifestar junto à agência do IBGE de Lajeado até o fim de março. A divulgação final do Censo 2022 está prevista para o fim de abril, porém ele ressalta que ainda depende de vários fatores a nível nacional. “Na região, todos os municípios ultrapassaram 95% de recenseados. Porém, em estados como São Paulo, por exemplo, o número ainda é muito inferior”, pontua.

- publicidade -